Possibilidades e desafios da série Chernobyl como recurso para a alfabetização científica e tecnológica
Alfabetização Científica e Tecnológica; Chernobyl; Série Dramatúrgica
Os conhecimentos de e sobre ciência são bases necessárias para a construção de uma sociedade crítica e participativa em relação à ciência & tecnologia e seu papel na sociedade. Nesse sentido, o campo da educação vem desenvolvendo e/ou analisando diversos materiais que possam auxiliar no conhecimento sobre ciência e tecnologia de estudantes em ambientes formais ou mesmo não formais de ensino. Dessa forma, essa pesquisa se apoiou no referencial de Alfabetização Científica e Tecnológica e em como o seu desenvolvimento é importante para a construção de aprendizados de e sobre ciência e tecnologia, no intuito de avaliar a série Chernobyl (HBO, 2019) como um recurso para se levantar possibilidades de tratar elementos formativos da ACT por meio da narrativa e cenas apresentadas por tal produção de entretenimento, pensando em sua utilização no contexto escolar. A avaliação da série foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva buscando, nas cenas exibidas, momentos que pudessem constituir unidades de análise coerentes com o objetivo da pesquisa no que diz respeito a possibilitar ou oportunizar aprendizado ou desenvolvimento de habilidades e competências definidas como relevantes para a ACT. Como resultado, dentre as várias unidades de análise identificadas, foram propostas categorias por meio da relação entre essas unidades, de forma que as cenas permitiram a identificação de oportunidades de se desenvolver conhecimentos de e sobre ciência e tecnologia que são consistentes com os objetivos da ACT. As categorias que emergiram dessa análise foram: conceitos específicos do campo das ciências da natureza e suas tecnologias; tratamento de concepções e compreensão sobre ciência, tecnologia e suas aplicações e limites; concepções sobre cientistas e aspectos do trabalho científico; relações entre ciência, tecnologia e o poder público/privado na sociedade; relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; a sensibilização pública e a indução narrativa. A série, no entanto, se mostrou como um recurso que pode não ser tão fácil de ser trabalhado no contexto escolar por conta de possíveis desafios técnicos ou estruturais de instituições de educação básica. Há também a identificação de tendências narrativas que podem induzir algumas visões que não são comumente aceitas para a comunidade científica do campo da Educação em Ciências, visto que a narrativa produzida é carregada de aspectos ideológicos em relação ao momento histórico do acidente que é utilizado como temática central