CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PRÓPRIOS DA DOCÊNCIA PROBLEMATIZADOS EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS QUE UTILIZAM O MODELO MTSK
conhecimentos matemáticos próprios da docência; formação de professores de matemática; licenciatura em matemática; MTSK; metassíntese qualitativa.
A presente pesquisa, de cunho qualitativo e de caráter bibliográfico, foi delineada dentro do projeto geral aprovado na Chamada Universal CNPq/MCTI nº 10/2023, denominado “O conhecimento matemático próprio da docência na pesquisa em Educação Matemática: a necessária renovação da formação de professore(a)s, tendo em vista a profissão”. Desse modo, este estudo preocupa-se em responder ao seguinte questionamento: Como os conhecimentos matemáticos próprios da docência, relacionados às unidades temáticas da Matemática, são abordados em teses e dissertações brasileiras que utilizam o modelo MTSK para investigar processos formativos ou práticas pedagógicas de professores? Assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar e compreender que conhecimentos matemáticos próprios da docência são analisados e problematizados, e de que forma são abordados, em teses e dissertações brasileiras que utilizam o modelo MTSK. Para atingir ao objetivo geral, foram elencados os seguintes objetivos específicos: (i) investigar as práticas formativas, as atividades propostas por pesquisadores e de que forma eles abordam os conhecimentos sobre Números e Operações, Grandezas e Medidas, Álgebra, Geometria, Estatística e Educação Financeira e (ii) analisar que relação é estabelecida entre estas práticas/atividades e os conhecimentos matemáticos próprios da docência evidenciados nas pesquisas. A partir do mapeamento do projeto geral, gerado com a ferramenta BUSCAd, foi realizado um recorte dos trabalhos que utilizam o modelo MTSK para investigar processos formativos ou práticas pedagógicas de professores. Uma busca complementar, externa ao projeto geral, foi realizada com o apoio da mesma ferramenta, utilizando o termo MTSK, para garantir que todas as pesquisas que pudessem discutir o conhecimento matemático próprio da docência nesse contexto fossem analisadas. Todos os trabalhos localizados foram selecionados a partir das mesmas classificações realizadas no projeto geral, assim o corpus preliminar desta pesquisa é constituído por 10 trabalhos, considerando as buscas interna e externa ao projeto geral. Os trabalhos que compõem o corpus da pesquisa serão fichados e, posteriomente, analisados. A análise dos dados seguirá os passos de uma metassíntese qualitativa.