EXPERIMENTOS CONTROLADOS REMOTAMENTE: um levantamento das principais demandas formativas de docentes de Física e Química da Educação Básica
Experimentos Didáticos Controlados Remotamente, Laboratórios Didáticos, Tecnologias Digitais no Ensino.
Os experimentos didáticos controlados remotamente são uma modalidade de experimentação ainda pouco conhecida por docentes da educação básica nas áreas de Ciências, mas que se apresentam como um recurso promissor capaz de enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem quando usados de modo eficiente. Assim como a experimentação tradicional/presencial, os experimentos controlados remotamente apresentam inúmeras possibilidades do ponto de vista didático, o que faz com que surjam novas demandas, necessárias para que o recurso seja bem utilizado no Ensino de Ciências. Nesta pesquisa, tem-se como objetivo realizar um levantamento das principais demandas formativas de docentes de Física e Química da Educação Básica com vistas ao uso eficiente dos experimentos controlados remotamente. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 2 docentes de Física e 4 docentes de Química a fim de se compreender o que é necessário para os docentes planejarem e utilizarem os experimentos remotos em suas aulas tendo em vista sempre o uso eficiente dos experimentos remotos. Os dados foram analisados segundo uma perspectiva qualitativa, de acordo com os preceitos apresentados por Gil (2008), os quais têm fundamento em Miles e Hubermam (1994). Espera-se, como resultados desta pesquisa, contribuir para o entendimento adequado das propostas e objetivos educacionais dos experimentos remotos se comparados com outras estratégias de ensino, auxiliar na familiarização dos docentes com esse recurso e para que se tenha um uso eficiente dos experimentos remotos no Ensino de Ciências.