“REVELEMO-NOS MAIS POR ATOS DO QUE POR PALAVRAS”: NO RASTRO DOS ATOS DE UMA UNIVERSIDADE CONTRA O RACISMO
Ação afirmativa. Interdisciplinar. Políticas públicas. Racismo. Tecnologias.
O tema desta pesquisa interdisciplinar centra-se na política de cotas aplicada ao ensino superior público como possibilidade de reflexão sobre o desenvolvimento hegemônico e outros caminhos para se desenvolver. Delimita-se que esta política pode ser compreendida em uma perspectiva tecnológica, a partir dos estudos em CTS (Ciência, Tecnologias e Sociedade), nos interessando particularmente os processos de racialização que permeiam esta tecnologia no intuito de questionamento do desenvolvimento hegemônico. A justificativa da presente pesquisa centra-se em uma inédita abordagem tecnológica das cotas para problematização da própria lei, bem como do desenvolvimento hegemônico, o que abre um espaço para reflexão de alternativas ao modelo vigente, ao que propomos um enfoque transversal dos processos de racialização dentro das teorias do desenvolvimento. O objetivo geral desta pesquisa é compreender os significados sociotécnicos da lei de cotas em um ambiente acadêmico que privilegia uma concepção dominante de Desenvolvimento e Tecnologia. O recorte escolhido consiste especialmente em uma análise sociotécnica da Lei 12.711/2012, a lei de cotas, o que abre espaço para o pensamento de um modelo de desenvolvimento particularmente brasileiro e contra-hegemônico. Para atingi-lo, consideramos necessária a observação sobre as políticas de cotas como uma tecnologia, bem como as dinâmicas de racialização para uma (re)imaginação do desenvolvimento a partir da tecnologia da política de cotas.