Análise e Implementação de um algoritmo de sensação de movimento em uma Plataforma de 2 graus de liberdade para Treinamento de Operadores de Caminhões Fora de Estrada
Plataforma de movimento, OMCT, MCA
Os simuladores de veículos em ambientes de mineração desempenham um papel cada vez mais vital no desenvolvimento e capacitação de operadores, oferecendo alta segurança, confiabilidade, baixo custo e a possibilidade de criar cenários que seriam difíceis de reproduzir em condições reais. No entanto, devido a restrições espaciais, os simuladores não conseguem replicar integralmente os movimentos dos veículos reais, em especial os caminhões fora de estrada, como o CAT793F, que apresentam comportamentos característicos em aceleração, frenagem, curvas e outros deslocamentos.
Este trabalho apresenta uma metodologia para a implementação de um Algoritmo de \textit{Motion Cueing}(MCA) do tipo \textit{washout} em uma base de movimento com dois graus de liberdade (DoF), projetada para simular os movimentos de \textit{pitch} e \textit{roll}, condizentes com as condições operacionais dos caminhões em ambientes de mina. O algoritmo proposto foi comparado com outra abordagem e apresentou resultados promissores, com melhor representação do movimento, menor atraso de resposta e redução de ruídos provenientes do sistema.
A avaliação dos resultados foi conduzida em três etapas principais: inicialmente por meio da análise objetiva utilizando o OMCT (\textit{Objective Motion Cueing Test}), seguida pela comparação com a resposta esperada do sistema vestibular humano, destacando boa similaridade especialmente nos canais semicirculares. Por fim, foram consideradas as influências de ruídos e perturbações observadas na resposta da plataforma, sendo que esses desvios estão fortemente associados ao desbalanceamento de massa ocorrentes durante os movimentos, o que interfere diretamente na precisão da simulação e na estabilidade da base de movimento.