Banca de DEFESA: ADALBERTO NUNES DE MENEZES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADALBERTO NUNES DE MENEZES
DATA : 08/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/naj-nhww-mak
TÍTULO:

Avaliação da usabilidade de uma plataforma web gamificada sob a perspectiva discente: Uma abordagem no estudo da UML


PALAVRAS-CHAVES:

UML, PGE-UML, avaliação de software, teste de usabilidade


PÁGINAS: 116
RESUMO:

A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem baseada em diagramas amplamente utilizada para modelar sistemas. Composta por 14 modelos, a UML permite visualizar, documentar e especificar software. Devido ao alto grau de abstração envolvido em seu estudo, algumas pesquisas têm se dedicado ao desenvolvimento de ferramentas e técnicas que auxiliem os professores e motivem os estudantes no que tange ao estudo da UML. A gamificação se apresenta como uma alternativa, buscando engajar e aumentar o interesse dos estudantes na aprendizagem, utilizando elementos de jogos. Tendo em vista essa realidade, a plataforma gamificada PGE-UML foi desenvolvida, em uma pesquisa anterior, para essa finalidade. A ferramenta disponibiliza assuntos da UML para os estudantes, de maneira pedagógica e motivacional. Tão importante quanto o desenvolvimento de ferramentas pedagógicas inovadoras, se faz a avaliação da usabilidade desses recursos. Este trabalho avaliou a usabilidade da plataforma gamificada PGE-UML por meio de um teste de usabilidade e a experiência do usuário (UX) foi avaliada por meio de entrevistas. Participaram do estudo 14 discentes voluntários de cursos da área de computação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), matriculados em disciplinas de engenharia de software. Os resultados apontaram boa usabilidade para a PGE-UML, com sua avaliação alcançando 86,07 pontos no questionário System Uability Scale (SUS). As entrevistas e a ferramenta Microsoft Clarity, utilizada na avaliação da UX, apontaram boa experiência dos usuários em relação ao uso da PGE-UML. Embora as descobertas tenham sido positivas, alguns problemas foram encontrados e sugestões de melhorias foram propostas. Esta pesquisa contribui para a comunidade acadêmica no que tange à importância da avaliação de plataformas gamificadas voltadas ao ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2014283 - RODRIGO DUARTE SEABRA
Interno - 1732597 - RODRIGO MAXIMIANO ANTUNES DE ALMEIDA
Externo à Instituição - ANDRÉ PIMENTA FREIRE - UFLA
Notícia cadastrada em: 27/03/2025 10:17
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