PAISAGEM SONORA: RELAÇÕES ENTRE ÁREAS VERDES E A SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DOCENTES DO MUNICÍPIO DE ITAJUBÁ-MG
Paisagem sonora, ruído urbano, estresse e saúde do trabalhador docente.
O processo de urbanização intenso causa impactos que englobam aspectos econômicos, sociais e ambientais, sendo que ao se alcançar os maiores níveis de expansão urbana, maior é o distanciamento entre o ser humano e o meio ambiente em que ele está inserido. Dentre as principais consequências ambientais, destaca-se a poluição sonora, com a propagação de sons de origem antrópica, que além de serem indesejáveis, influem negativamente sobre a saúde e bem estar de toda população, relacionando-se a alta prevalência de estresse, ocorrência de doenças cardiovasculares, danos à saúde mental, dentre outros. No âmbito escolar, este fato pode ser caracterizado como um problema ocupacional, com grande potencial para agravos das condições de trabalho dos profissionais docentes. Diante desta problemática, estudos evidenciam que as áreas verdes localizadas dentro dos centros urbanos e dotadas de uma significativa arborização, apresentam um grande potencial para minimização dos impactos do ruído sobre a saúde pública. Portanto, a presente pesquisa visa investigar as possíveis relações entre a exposição às áreas verdes, próximas às escolas estaduais do município de Itajubá-MG, relacionadas à saúde e bem estar de seus professores. Trata-se de uma pesquisatransversal quantitativa. Desta forma, as etapas metodológicas incluem a caracterização da paisagem sonora nos ambientes escolares, a avaliação do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada-NDVI, aplicação de um questionário on-line que contempla questões sociodemográficas e aplicação da escala de estresse percebido (Perceived Stress Scale- PSS-10). A análise dos dados foi fundamentada na regressão logística multivariada não condicional.