Formação superior empreendedora: proposta de modelo para ranking universitário brasileiro
Rankings Universitários. Universidades Empreendedoras. Empreendedorismo na Educação Superior. Empreendedorismo Acadêmico. Universidades Federais brasileiras
O problema de pesquisa da tese é como utilizar os indicadores dos rankings universitários para melhorar e promover a formação empreendedora nas universidades federais brasileiras. É objetivo geral propor um modelo de previsão para auxiliar as instituições de ensino superior na formação empreendedora. Além de identificar e comparar os principais rankings universitários nacionais e internacionais, o trabalho buscará, na literatura científica, os fatores críticos de sucesso para o ensino e a promoção do empreendedorismo na educação superior, que sejam quantificados em bases de dados do governo brasileiro. Como resultado, espera-se que o modelo a ser proposto seja capaz de definir parâmetros que permitam a autoavaliação das universidades federais brasileiras, levando à (re)orientação de seus processos decisórios e de suas práticas, bem como à ampliação de suas posições em rankings universitários nacionais e internacionais. Ademais, espera-se contribuir para a teoria científica acerca dos temas: rankings universitários e formação superior empreendedora.