Banca de QUALIFICAÇÃO: CECÍLIA APARECIDA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CECÍLIA APARECIDA PEREIRA
DATA : 10/06/2025
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/ozr-zsjc-kxk
TÍTULO:

Otimização baseada em simulação para a equidade das entregas de última milha do e-commerce em assentamentos urbanos informais


PALAVRAS-CHAVES:

Transporte urbano de cargas, Logística urbana, Entregas de última milha, E-commerce, Equidade, Justiça social, Assentamentos urbanos informais, Favela.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O transporte urbano de cargas (TUC) exerce um papel fundamental na sociedade, especialmente devido às crescentes taxas de urbanização. Nesse sentido, o TUC garante que os suprimentos produzidos em uma determinada região possam ser transportados para outras áreas para venda ou consumo, garantindo assim o acesso das pessoas a bens básicos. No entanto, muitos grupos desfavorecidos ou suas áreas geográficas são excluídos das redes logísticas, agravando a exclusão social relacionada a transportes. Um desses grupos desfavorecidos é composto por moradores de assentamentos urbanos informais (AUI), representando mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. No Brasil, onde esta tese é aplicada, há 16,4 milhões de pessoas que residem em favelas, gerando cerca de US$29,1 bilhões por ano. Apesar desse potencial econômico, a maioria dos moradores de favelas não consegue comprar online, principalmente devido a barreiras logísticas advindas de cinco fatores: (1) topografia e infraestrutura viária, (2) falta de endereços formais, (3) falta de dados e informações locais, (4) restrições rígidas impostas por outros stakeholders do TUC, (5) problemas de segurança. Como resultado, os custos operacionais de entregas do e-commerce são cerca de 20% a 50% maiores em favelas do que em bairros não-desfavorecidos na mesma cidade. Por um lado, isso implica que alguns moradores são completamente impossibilitados de receberem suas entregas em domicílio. Por outro lado, aqueles que podem receber suas encomendas são penalizados com custos e prazos de entregas mais altos. Dessa forma, os pontos de coleta e entrega (PCE) surgem como uma solução potencial por simplificar as operações das entregas de última milha do e-commerce em AUIs. Diante desse contexto, esta tese tem como objetivo investigar os pontos de coleta e entrega como uma solução eficiente e equitativa para as entregas de última milha do e-commerce em assentamentos urbanos informais. Para tanto, um modelo de otimização baseado em simulação foi desenvolvido para determinar o número e a distribuição espacial ótimos de uma rede de PCE em um AUI, minimizando simultaneamente os custos operacionais das transportadoras e os esforços dos consumidores para acessar os PCEs. Por meio de uma modelagem e simulação baseada em agentes no AnyLogic®, essa abordagem será implementada e validada em um estudo de caso real: a Rocinha, a favela mais populosa do Brasil, localizada no Rio de Janeiro. Esta qualificação apresenta o modelo conceitual e o modelo computacional piloto dessa abordagem. Por fim, espera-se que este estudo contribua para o crescente corpo de pesquisas sobre logística urbana em AUIs, promovendo uma melhor qualidade de vida para essa população.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1424726 - RENATO DA SILVA LIMA
Interna - 1315016 - JENIFFER DE NADAE
Externo à Instituição - Obiora Amamifechukwu Nnene
Externo à Instituição - Mark H. P. Zuidgeest
Notícia cadastrada em: 12/05/2025 10:52
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09.unifei.edu.br.sigaa09