Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO DE MORAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO DE MORAES
DATA : 25/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/jmg-roky-urb
TÍTULO:

A Energia Nuclear na matriz energética Brasileira: Uma fonte estratégica e de relevante importância na transição energética.


PALAVRAS-CHAVES:

Energia nuclear, transição energetica, matriz energética, Brasil


PÁGINAS: 120
RESUMO:

O projeto tem como objetivo a avaliação técnica, economica, social e ambiental da inserção na matriz energética Brasileira das usinas termoeletricas nucleares ou nucleoelétricas (UTN), que encontram em uma nova fase de desenvolvimento tecnologico, denominadas de Geração IV. Os reatores desta nova geração incorporaram em sua concepção padrões de segurança intrínseca, maior eficiência e estão economicamente mais competitivas que as gerações anteriores, além de serem resistentes a produção de elementos, tais como urânio (235) e o plutônio (239), que possam ser seprados e empregados em armamentos nucleares. E ainda, esta nova família de usinas inluem o conceito de produção de reatores modulares de pequeno porte, mais conhecidos pela sigla SMR – “small modular reactor”, e também de micro reatores modulares, conhecidos pela sigla MMR – “micro modular reactors”, passam a poder ser montados em escala, em fábricas, dentros de rigorosos padrões de qualidade, e transportados até o locais de sua instalação, prontos para serem interligados aos demais equipamentos da usina, que torna a energia nuclear uma importante fonte para promoção da descarbonizição e da expansão energética sustentável. Este trabalho buscará também avaliar os aspectos técnicos como os benefícios dos SMR, no uso na matriz energética nacional e no sistema elétrico brasileiro, e as melhorias que poderá trazer em relação a segurança energética, aumento da confiabilidade e maior estabilidadde do sistema elétrico, e com sua instalação próxima aos centro de cargas e aos grandes centros urbanos. Avaliará a sua instalação junto às indústrias do setor químico e petroquímico, de usinas metalúrgicas, alimentícias, metal-mecânica, mineração, de grandes coplexos de serviços como data centers, complexos hospitalares, operando em ciclos de cogeração, gerando energia elétrica e produzindo calor e frio, sob diferentes condições. Procurá medir a sinergia operacional dos processos integrados de geração elétrica e térmica, destacando a melhoria da eficiência, e os benefícios em relação a redução de custos operacionais e ambientais, como a descarbonização de processos que atualmente utilizam combustíveis fosséis, e suas vantagens e possibilidade de desempenhar um papel relevante na produção de hidrogênio de baixo custo, através de processo termoquímicos ou ainda termoeletroquímicos, mais eficientes que poderão tornar mais competitivos que o produzido por meio da reforma a vapor do metano, de origem fóssil, ou os alternativos por processos eletroquímicos utilizando fontes renovaveis. Outra importante aplicação a ser avaliada é o emprego dos SMR e dos MMR junto a comunidades isoladas e os benefícios que essas tecnolgias trarão, e podendo transformar em um importante vetor de desenvolvimento e de melhoria da qualidade de vida para essas comunidades.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2299349 - ELECTO EDUARDO SILVA LORA
Interno - 1322874 - OSVALDO JOSE VENTURINI
Externo à Instituição - MARCELO DA SILVA ROCHA
Externo à Instituição - MARCELO RISSO ERRERA - UFPR
Notícia cadastrada em: 10/09/2025 14:19
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa03.unifei.edu.br.sigaa03