Potencial georreferenciado da produção de biometano no Brasil a partir de biogás de resíduos, incluindo os aspectos tecnológicos, de logística e viabilidade econômica
Resíduos orgânicos, Biogás, Biometano, Georreferenciamento, Arcgis
Um dos desafios para a produção de biometano no Brasil, bem como para seu uso, está relacionado à logística de transporte, devido à falta de estudos detalhados de toda a cadeia de abastecimento em nível nacional, que inclui todas as etapas, desde a coleta de resíduos até o transporte para seu uso final. Além disso, a falta de logística e infraestrutura adequadas para o biometano pode tornar sua produção economicamente inviável. Diante disso, esta dissertação tem como objetivo apresentar um estudo georreferenciado do potencial de produção de biometano proveniente de excrementos animais, lodo de esgoto e vinhaça de cana-de-açúcar e milho, considerando seu uso final, custos de produção de biogás e tecnologias de purificação, utilizando o método GIS (Sistemas de Informação Geográfica) para georreferenciamento. O software Arcgis® foi utilizado para estudar a logística e criar mapas de potencial e custo do biometano. A lavagem com amina foi a tecnologia mais eficiente, com cerca de 97,02%. Com essa tecnologia, estimou-se um potencial de produção de biometano de 1,101 bilhão de m³/ano a partir do total de resíduos estudado no Brasil. No entanto, a lavagem com água teve o menor custo específico de produção para usinas com capacidades superiores a 500 m³/h, cerca de US$ 29,97/MWh para uma usina de 2000 m³/h, considerando o transporte por caminhão, e US$ 33,97/MWh considerando uma usina do mesmo tamanho e injeção direta na rede de gás natural. Considerando o preço médio do gás natural no Brasil em 2024 de 68,87 US$/MWh, o biometano provou ser economicamente viável a partir de uma capacidade de 500 m³/h usando tecnologias de lavagem com água, PSA e separação por membrana, e a partir de 700 m³ com tecnologia de lavagem com amina. Isso mostra que é economicamente possível produzir biometano em algumas regiões do Brasil quando a logística é adequadamente explorada.