USO DO CONTROLE POR MODO DESLIZANTE COM INTEGRADOR CONDICIONAL PARA REDUZIR A
SUSCETIBILIDADE ÀS OSCILAÇÕES INDUZIDAS PELO PILOTO
Controle por modo deslizante com integrador condicional (CISMC), Controle não linear, Oscilações induzidas pelo piloto (PIO), Perda de controle em voo (LOC-I), Acopla-mento aeronave-piloto (APC).
As oscilações induzidas pelo piloto (PIO), subclasse dos acoplamentos aeronave-piloto (APC), são caracterizadas pelas interações entre o piloto e uma aeronave, que quando instáveis, resultam em oscilações sustentadas ou incontroláveis a partir dos esforços do piloto para manter o controle da aeronave. Na presença de não linearidades, como a limitação de taxa do atuador, esses eventos tendem a ser graves e abruptos, sujeitando o piloto a condições desfavoráveis, sendo fator contribuinte às PIO – e pelo que se dispõe, na perda de controle de voo (LOC-I). Nesta dissertação, busca-se avaliar a tendência oscilatória de aeronaves com o propósito de mitigar às PIO não lineares, em razão da saturação de taxa dos atuadores. O critério ponto de início de circuito aberto (OLOP) foi aplicado com este objetivo, dado um PVS, incluindo as leis de controle, o modelo de piloto, a limitação de taxa do atuador e a dinâmica da aeronave. Em seguida, como uma proposta de inovação, implementou-se um controlador robusto baseado na técnica de controle por modo deslizante com integrador condicional (CISMC). Os resultados obtidos são expostos nas simulações e nas análises subsequentes, com o intuito de validar e comparar o desempenho do controlador aos modelos publicados na literatura. Em geral, o de-sempenho da técnica de controle não linear para os casos analisados mostrou-se ser superior, no que diz respeito ao controle e a estabilidade da aeronave, exibindo um indicativo positivo na diminuição dos riscos ocasionados pelas PIO, a fim de desenvolver contramedidas e estratégias que assegurem as qualidades de voo às aeronaves.