ESTUDO EXPERIMENTAL DO DESEMPENHO, COMBUSTÃO E EMISSÕES DE UM MOTOR DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO OPERANDO COM HVO EM MODO DUAL-FUEL COM HIDROGÊNIO OU GÁS NATURAL
Dual-fuel, motor Diesel, combustão, emissões, hidrogênio, GNV, HVO.
HVO e hidrogênio verde são combustíveis alternativos bastante promissores, com grande potencial para atender às legislações ambientais cada vez mais rigorosas quanto às emissões de poluentes em motores de combustão interna. Nesse contexto, este trabalho propõe uma análise experimental de desempenho, combustão e emissões de um motor de ignição por compressão operando com o diesel verde (HVO) em modo dual-fuel, utilizando injeção port-fuel de hidrogênio e gás natural veicular (GNV). O trabalho inclui uma revisão de literatura sobre motores de ignição por compressão operando com HVO e em modo dual-fuel com combustíveis gasosos, com ênfase no hidrogênio e no GNV. Em seguida, é apresentada uma fundamentação teórica sobre os motores de ignição por compressão operando em modo dual-fuel, além de uma revisão sobre os combustíveis utilizados nos testes. Como a revisão de literatura indicou que tanto o uso de HVO em motores de ignição por compressão quanto o uso de hidrogênio em motores dual-fuel são alternativas eficazes para a redução de emissões, espera-se que a combinação de ambos permita atingir resultados ainda mais satisfatórios. Tal combinação poderia, eventualmente, competir com os motores elétricos e células a combustível em aplicações onde estas tecnologias enfrentam maiores barreiras de mercado, dado que os motores de combustão interna têm menor custo e já estão amplamente desenvolvidos. Neste sentido, um motor de ignição por compressão, modelo FPT NEF 67, foi adaptado para operar em modo dual-fuel, com injeções piloto de HVO/diesel e injeção port-fuel de hidrogênio/GNV. O objetivo é discutir as características de desempenho, emissões e combustão deste motor, oferecendo um estudo inovador sobre o uso de HVO e hidrogênio.