Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO VIEIRA FREZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO VIEIRA FREZ
DATA : 25/08/2025
HORA: 13:30
LOCAL: meet.google.com/neq-ycmx-emb
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO DO SPRAY E ANÁLISE CFD DA INJEÇÃO DE ETANOL EM UM MOTOR DE IGNIÇÃO POR CENTELHA BI-FUEL PARA APLICAÇÕES EM VEÍCULOS COMERCIAIS LEVES


PALAVRAS-CHAVES:

Motor de Combustão Interna. Injetores. Spray. Etanol. Análise CFD. Motor Bi-fuel.


PÁGINAS: 173
RESUMO:

Com o aumento das demandas humanas e logísticas, a frota veicular nacional aumentou de forma significativa nas últimas décadas. Em sua grande maioria, os veículos têm como propulsores motores de combustão interna cuja fonte de energia são combustíveis fósseis, gerando altas taxas de emissões. Nesse sentido, para mitigar os impactos ambientais provenientes do setor automotivo, a utilização de biocombustíveis e de tecnologias inovadoras tornam-se cada vez mais necessárias. Nesse cenário, os motores bi-fuel apresentam-se como uma alternativa promissora. Considerando a matriz energética brasileira, motores desse tipo operando com etanol e biometano atenderiam de modo mais abrangente e eficaz as demandas comerciais e logísticas. O desenvolvimento de uma tecnologia desse porte envolve diversas etapas, entre as quais está o processo de injeção do combustível líquido, onde deseja-se obter as melhores características que proporcionem uma mistura ar-combustível ideal, o que influenciará no consumo, no desempenho e nos níveis de emissões do motor. Foram realizados experimentos para caracterização do spray com dois tipos de injetores e simulações CFD em ANSYS Forte, avaliando parâmetros como diâmetros médios de gotículas, ângulos de spray, penetração, vaporização e efeitos do posicionamento do injetor no coletor de admissão. Os resultados mostraram boa concordância entre modelos e dados experimentais, além de apontarem as melhores configurações de injeção para maximizar a homogeneidade da mistura ar-combustível, essencial para desempenho e redução de emissões. Ao fim dessa etapa, pode-se verificar que com os experimentos e as modelagens e simulações realizados pode-se aplicar a modelagem do spray para realização de simulações de injeção de etanol no motor bi-fuel em desenvolvimento para estudos que tendem a contribuir para o avanço tecnológico de motores bi-fuel com combustíveis renováveis, atendendo demandas de sustentabilidade, eficiência energética e inovação no mercado automotivo brasileiro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1844454 - CHRISTIAN JEREMI CORONADO RODRIGUEZ
Interno - 3057683 - JUAN JOSE GARCIA PABON
Externo ao Programa - 1188155 - FAGNER LUIS GOULART DIAS - UNIFEIExterno à Instituição - ANDRÉS ARMANDO MENDIBURU ZEVALLOS - UFRGS
Notícia cadastrada em: 05/08/2025 11:36
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa10.unifei.edu.br.sigaa10