FAMÍLIA DE CONVERSORES CC-CC NÃO ISOLADOS BASEADOS NA CÉLULA DE COMUTAÇÃO DE TRÊS ESTADOS COM INDUTORES ACOPLADOS E CÉLULAS MULTIPLICADORAS DE TENSÃO
Célula de comutação de três estados, células multiplicadoras de tensão, conversor boost, conversores CC-CC não isolados de alto ganho, indutor acoplado.
Diversas aplicações atuais demandam o uso de conversores CC-CC não isolados com ampla taxa de conversão, como sistemas de conversão de energias renováveis e sistemas de alimentação ininterrupta (uninterruptible power supplies - UPSs). Essa necessidade tem impulsionado o surgimento de diversas topologias discutidas na literatura técnica, tornando esse tema relevante no campo da eletrônica de potência. No entanto, muitos conversores CC-CC existentes são adequados somente para aplicações de baixa potência. Dessa forma, há uma busca por novas topologias que possam ser aplicadas em sistemas de potências mais altas, que possuam uma quantidade viável de componentes e que apresentem baixos esforços de tensão e de corrente nos semicondutores, além de possuir um bom rendimento. Este trabalho apresenta uma família de conversores baseada em uma célula de comutação de três estados (3SSC), empregando indutores acoplados e células multiplicadoras de tensão (VMCs). Essa topologia é capaz de fornecer uma ampla taxa de conversão, mantendo reduzidos os esforços nos semicondutores. Uma topologia boost proposta é estudada detalhadamente, com apresentação de seu princípio de operação, análise qualitativa e análise quantitativa, considerando seu funcionamento em modo de condução contínua (MCC). São mostrados os resultados teóricos, os resultados provenientes de simulações computacionais, bem como os resultados experimentais, seguidos de discussões que estabelecem as vantagens e desvantagens dessa topologia.