Banca de DEFESA: MATEUS GABRIEL SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATEUS GABRIEL SANTOS
DATA : 12/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Abordagem para otimização do despacho hidrelétrico em usinas hidrelétricas baseada em processos decisórios de Markov e Otimização por Enxame de Partículas


PALAVRAS-CHAVES:

Usinas hidrelétricas, Otimização de despacho energético, Processos decisórios de Markov (MDP), Otimização por enxame de partículas (PSO), Eficiência operacional.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Este trabalho é relacionado ao projeto de pesquisa ``Otimização da Operação de Usinas Hidrelétricas Através da Minimização das Perdas no Processo de Geração'' realizado no âmbito do P\&D ANEEL, desenvolvido pela UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) em parceria com a empresa Jirau Energia - concessionária da Usina Hidrelétrica de Jirau, e apresenta uma metodologia inovadora para otimização do despacho de energia em usinas hidrelétricas (UHE). Logo, o estudo é particularmente centrado na UHE Jirau, uma das maiores do Brasil, instalada na bacia do rio Madeira.
O principal objetivo desta pesquisa é desenvolver e implementar uma abordagem eficaz que integre os Processos Decisórios de Markov (MDP) e a Otimização por Enxame de Partículas (PSO) para otimizar o despacho de energia, minimizando as perdas e maximizando o rendimento das unidades geradoras (UGs). A necessidade dessa abordagem é enfatizada pela complexidade inerente à gestão de múltiplas unidades geradoras e das perdas de cargas causadas pelo acúmulo de sedimento em suas tomadas d'água.
A metodologia proposta é dividida em várias fases, começando com a modelagem das características operacionais das unidades geradoras e o desenvolvimento de uma função objetivo que contempla a maximização da eficiência energética e consequente minimização do consumo de água. A integração dos MDPs permite a tomada de decisões em tempo real, considerando múltiplos cenários e estados operacionais das unidades, enquanto a PSO é utilizada para explorar as soluções ótimas em um espaço de busca ampliado, garantindo assim a obtenção de uma solução globalmente ótima.
Os resultados parciais demonstram que a aplicação da metodologia proposta é viável, possibilitando aumento na eficiência das operações da UHE Jirau. Comparando com os dados históricos e os métodos de despacho tradicionais, observou-se uma redução da vazão turbinada, acompanhada de incrementos na potência despachada e rendimento global obtido para a planta. A análise dos resultados também sugere que a estratégia desenvolvida é robusta e adaptável a diferentes condições operacionais, provendo um framework confiável para o despacho ótimo de energia.
O trabalho não apenas atende às necessidades específicas da UHE Jirau, mas também pode contribuir significativamente para a área de conhecimento da engenharia elétrica, com potenciais aplicações em outras usinas hidrelétricas que enfrentam desafios similares. Além disso, os avanços metodológicos e as soluções desenvolvidas promovem o uso eficiente de recursos naturais, alinhando-se com os objetivos de sustentabilidade e eficiência energética.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2372188 - GUILHERME SOUSA BASTOS
Interno - 2187438 - EDSON DA COSTA BORTONI
Externo ao Programa - 1106404 - OSWALDO HONORATO DE SOUZA JUNIOR - UNIFEIExterno ao Programa - 1183761 - SANDRO CARVALHO IZIDORO - UNIFEIExterno à Instituição - ANDRE LUIS MARQUES MARCATO - UFJF
Externo à Instituição - GERALDO LUCIO TIAGO FILHO - UNIFEI
Notícia cadastrada em: 07/01/2025 16:34
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa04.unifei.edu.br.sigaa04