APLICAÇÃO DE DSTATCOMS PARA REGULAÇÃO DE TENSÃO EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DIANTE DA ALTA PENETRAÇÃO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA
dSTACOM, compensação, suporte de tensão, potência reativa, desequilíbrio, harmônicos, qualidade de energia.
As aplicações com retificadores e conversores de potência podem ser prejudiciais para o Sistema Elétrico de Potência (SEP), decorrente da inserção de cargas não lineares e geração distribuída (GDs). Todavia, os próprios conversores podem ser utilizados para mitigar tais problemas de qualidade de energia, como sobretensão, desequilíbrio, flickers eharmônicos.
O aumento de Geração Distribuída (GDs) nas redes de distribuição em 13,8kV, principalmente com a disseminação da geração fotovoltaica, tem produzido problemas nos níveis de tensão dos ramais do Sistema de Distribuição de Energia (SDE). Este fenômeno é provocado pelo fluxo reverso de potência. Por este motivo, os índices de qualidade de energia, em relação às faixas de tensão, encontram-se superiores ao esperado, podendo criar danos aos clientes e ao próprio SDE. Com isso, a concessionária fica sujeita a sofrer com a imposição de multas significativas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A proposta do trabalho é substituir os métodos tradicionais de compensação de potência reativa, com componentes passivos, por compensadores ativos. Os níveis de tensão serão regulados como consequência da compensação de potência reativa, realizada por um compensador estático síncrono (do Inglês, “Distribution Static Synchronous Compensator”) posicionado em um ponto de acoplamento comum do SDE.
O dSTATCOM é um equipamento em destaque por ser eficiente para melhorar os índices da qualidade da energia. Como supracitado, tem sido utilizado para compensação de potência reativa, compensação de desequilíbrio, mitigação harmônica e correção do fator de potência. Neste contexto, o dSTATCOM têm sido largamente aplicado juntamente com as GDs. Ele auxilia na minimização dos problemas ocasionados pela intermitência na produção de energia dessas usinas. Também é encontrado com sistemas de armazenamento de energia por baterias (do Inglês, “Battery Energy Storage System – BESS”), auxiliando na regulação da tensão no ponto de acoplamento. Diante dessas considerações, este equipamento tem se mostrado uma boa solução para problemas de qualidade da energia na distribuição.
A justificativa principal do tema deste trabalho está direcionada ao aumento da qualidade da energia elétrica na distribuição. Dentre os benefícios do equipamento é possível mencionar: regulação de tensão; redução de perdas de energia (correção do fator de potência); apoio na integração de fontes renováveis (solar e eólica); flexibilidade operacional e modularidade; e redução de custos com infraestrutura.