Banca de QUALIFICAÇÃO: GIOVANNI AUGUSTO PETRUCCI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIOVANNI AUGUSTO PETRUCCI
DATA : 13/04/2026
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Otimização da Inserção do Hidrogênio no Setor Elétrico Brasileiro


PALAVRAS-CHAVES:

Corte de geração, geração renovável, hidrogênio.


PÁGINAS: 61
RESUMO:

A transição energética vem sendo discutida na última década, assuntos relacionados como, segurança energética, competitividade industrial e descarbonização, com a rápida expansão de usinas eólicas e solares, que tem gerado pontos positivos e negativos, em que ampliam a participação de recursos de baixo carbono, essas fontes introduzem maior variabilidade e dependência de condições meteorológicas, exigindo redes de transmissão mais robustas e mecanismos adicionais de flexibilidade.

 No Brasil, esse processo se manifesta de forma diferenciada, a combinação entre elevado potencial eólico e solar, sobretudo no Nordeste, e um sistema de transmissão que não se expande na mesma velocidade da geração vem produzindo recorrentes restrições operativas e redução de geração de energia renovável, curtailment. Parte da energia tecnicamente disponível não chega à carga por limitações da rede, resultando em perda de eficiência econômica e em um uso aquém do potencial dos ativos já instalados.

O hidrogênio verde, produzido via eletrólise alimentada por fontes renováveis, tem sido discutido como um vetor capaz de converter excedentes elétricos em um portador energético flexível, com múltiplos usos finais e possibilidade de armazenamento em diversas escalas. O objetivo é, sempre que a rede não comporta escoar totalmente a geração renovável, parte desse excedente pode ser redirecionada para a produção de hidrogênio, reduzindo o curtailment e criando um canal de valor.

Diante desse cenário, esta tese investiga de que forma a inserção da chamada “nova economia do hidrogênio” pode contribuir para mitigar o curtailment no Sistema Interligado Nacional (SIN), atuar como recurso de flexibilidade e influenciar o planejamento da expansão e da operação do sistema elétrico brasileiro nas próximas décadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2187438 - EDSON DA COSTA BORTONI
Interno - 1560765 - BENEDITO DONIZETI BONATO
Interno - 2372188 - GUILHERME SOUSA BASTOS
Externo à Instituição - ERIK EDUARDO REGO - USP
Externo à Instituição - SERGIO VALDIR BAJAY - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 16/03/2026 08:58
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa04.unifei.edu.br.sigaa04