Banca de DEFESA: DIEGO RODRIGO DE LIMA VILA NOVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO RODRIGO DE LIMA VILA NOVA
DATA : 11/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Universidade Federal de Itajubá
TÍTULO:

Análise dos Impactos da Geração Fotovoltaica em Larga Escala na Região de Segurança da Região Sudoeste do Nordeste do SIN


PALAVRAS-CHAVES:

Geração fotovoltaica, estabilidade, região de segurança, Sistema Interligado Nacional – SIM, Organon


PÁGINAS: 180
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo apresentar as características, o funcionamento, e as implicações elétricas e energéticas da geração fotovoltaica, com foco em analisar o impacto elétrico, tanto em regime estático quanto dinâmico, de sua inserção em larga escala no Sistema Interligado Nacional (SIN). Para isto foi escolhida a área elétrica Sudoeste do Nordeste do SIN, onde é apresentado um estudo baseado dados reais do SIN referente ao primeiro quadrimestre de 2024.

A matriz energética do país e do mundo estão passando por um período de transição em que a geração intermitente vem se apresentando como protagonista. O Nordeste do país, neste contexto, tem vivido grandes modificações das condições operativas do sistema de potência face os perfis comportamentais intrínsecos a estas fontes.

A integração no SIN da geração fotovoltaica cresceu de modo relevante. Em dezembro 2023, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, foi atingindo a capacidade nominal instalada de 10,492 GW em projetos de fonte solar fotovoltaica em operação na matriz elétrica nacional, ante os 130 MW verificados em janeiro de 2017, um crescimento expressivo de mais de 80 vezes no período.

Apesar de aumentarem a capacidade de geração de energia, as fotovoltaicas não adicionam inércia ao sistema elétrico, o que afeta sua presença diante de perturbações. Isso pode criar condições de risco para a regulação e controle da estabilidade elétrica, prejudicando a segurança operacional da rede elétrica.

Diante disso, o estudo do impacto elétrico na segurança de uma região tornou-se ponto de preocupação, despertando o interesse de pesquisadores e engenheiros. Os recursos de controle, no suporte de potência reativa presentes na rede nem sempre são suficientes para acomodar toda essa geração. Portanto, foi proposto como o estudo desta dissertação avaliar o impacto da geração fotovoltaica em larga escala na segurança de uma região elétrica do sistema.

Para isto foi utilizado a ferramenta computacional Organon, bem como feito uma análise do impacto da inserção de geração fotovoltaica na região em estudo.

A avaliação das condições de operação segura em cenários eletroenergéticos com presença de geração fotovoltaica será realizada através do uso das Regiões de Segurança, que fornecem um mapeamento preciso e seguro do sistema. Isso auxilia na tomada de decisões da operação. Para alcançar este proposito será feito comparação da geração fotovoltaica com outras modalidades de geração existentes na vizinhança da região estudada.

Com os resultados pode-se avaliar as respostas estáticas e dinâmicas considerando diferentes tipos de geração: eólicas, hidráulicas e térmicas, agrupadas em grupos de mesma modalidade comparados a geração fotovoltaica. Assunto de suma importância ao planejamento e ao Tempo Real, servindo de insumo para melhor divisão e combinação das usinas para a construção dos grupos de geração.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1215494 - ANTONIO CARLOS ZAMBRONI DE SOUZA
Externo ao Programa - 3209889 - FABRICIO SILVEIRA CHAVES - UNIFEIExterno ao Programa - 2124188 - MAURICIO CAMPOS PASSARO - UNIFEIExterno à Instituição - FABRICIO ANDRADE MOURINHO
Notícia cadastrada em: 26/06/2025 09:04
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa06.unifei.edu.br.sigaa06