UMA CONTRIBUIÇÃO À ANÁLISE E TRATAMENTO DE SOBRETENSÕES TRANSITÓRIAS ENVOLVENDO MANOBRAS DE DISPOSITIVOS A VÁCUO EM SISTEMAS ELÉTRICOS
Disjuntores a Vácuo, Transformadores a Seco, Medições, Sobretensões Transitórias, Pre-strike, Restrike, Modelagem, EMTP, Protetores de Surto, Modelos Estocásticos, Simulações.
Considerando a real importância da aplicação de disjuntores em sistemas elétricos e seus possíveis impactos na operação, destacam-se que os equipamentos mais utilizados são do tipo a vácuo para sistemas de média tensão, e, do tipo isolado a gás (SF6), para os sistemas de alta tensão. Com a tendência das mudanças climáticas, tem-se, recentemente, um forte movimento para a futura eliminação do uso do gás SF6, em função de seu elevado potencial prejudicial ao meio ambiente. Portanto, essa tese deverá preencher uma lacuna essencial de pesquisa ao desenvolver um novo modelo estocastico, com o objetivo de contribuir à análise das sobrerensões transitórias e seus respectivos impactos. Este trabalho apresenta uma contribuição à análise e ao tratamento de sobretensões transitórias envolvendo sistemas elétricos de média tensão. O objetivo principal é desenvolver um modelo geral para a simulação de transitórios eletromagnéticos, de modo a fornecer uma ferramenta de análise sobre o referido tema. A concepção central da proposta é utilizar a partir de dados históricos de falhas de equipamentos, resultados de medições durante a operação e manobras de disjuntores a vácuo e transformadores a seco. Primeiramente, serão consideradas as informações dos sistemas onde ocorreram falhas sistêmicas, decorrentes da combinação entre painéis isolados a gás (SF6), disjuntores a vácuo, cabos isolados e transformadores com meio isolante sólido (a seco), tomando como base os cenários das ocorrências e a consequente aplicação de protetores de surto. Em segundo lugar, será proposto desenvolver uma modelo para utilização no programa de transitórios eletromagnéticos ATPDraw, em conjunto com as avaliações envolvendo as manobras de disjuntores a vácuo, incluindo os fenômenos transitórios denominados de pré-strike e restrike. Em terceiro lugar, a proposta combina a inclusão de um modelo estocástico, considerando uma abordagem de multicritérios para obter um modelo geral aplicado à análise probabilística, seja em relação as ocorrências, impactos ou proteção contra essas sobretensões transitórias. Por fim, o modelo proposto servirá como base para avaliação dos sistemas elétricos atuais em média tensão, bem como em futuras aplicações para a nova geração de disjuntores a vácuo a serem aplicados também em sistemas elétricos de alta tensão.