Duas topologias de Fontes de Corrente de Pico CMOS
Referência de corrente de pico, referência de corrente, referência de tensão, SCCT
Este trabalho apresenta uma topologia de Referência de Corrente de Pico (Peaking Current Reference), caracterizada por sua baixa sensibilidade à variação de temperatura, tensão de alimentação e processos de fabricação CMOS. A compensação térmica é obtida por meio do uso combinado de transistores de óxido grosso e fino, cuja subtração entre as tensões VGS, aliada a um dimensionamento apropriado, proporciona estabilidade térmica na faixa de temperatura adotada neste estudo.
Além disso, é proposta uma Referência de Corrente de Pico com dependência proporcional à temperatura. Essa característica é obtida por meio da utilização de uma configuração NMOS baseada em Self - Cascode Composite Transistor (SCCT), responsável pela geração de tensões PTAT.
O circuito fornece as correntes de referência IREF e IPTAT simuladas a 27 °C, com valores de 40,1619 nA (compensada) e 0,9322 μA, apresentando coeficientes de temperatura (TC) de 36,0209 ppm/°C e 3616 ppm/°C, respectivamente. A operação é garantida na faixa de temperatura de −40 °C a 80 °C, com tensões de operação mínima de 700 mV para IREF e 1,1 V para IPTAT.
Esta qualificação apresenta a descrição detalhada do projeto, bem como as simulações relevantes do circuito, desenvolvido em tecnologia CMOS padrão de 180 nm.