Desenvolvimento de Microrredes Modelo Gêmeo Digital com Recursos Híbridos de Energia Renovável
Armazenamento, Microrredes, pobreza energética
O acesso à energia é fundamental para o desenvolvimento. A Nigéria, tal como outros países da África Subsariana, tem um grande potencial em recursos energéticos renováveis. O impacto da integração das energias renováveis na Nigéria é avaliado com base nos impactos económicos, sociais e ambientais. No que diz respeito aos impactos económicos, a implantação de energias renováveis poderia criar oportunidades de emprego e, portanto, aumentar o produto interno bruto (PIB) do país. Também pode melhorar as conexões sociais entre as pessoas. Do lado do meio ambiente, a energia renovável pode reduzir as emissões devidas aos combustíveis de hidrocarbonetos. À medida que a Nigéria enfrenta o problema do acesso à energia, os esforços devem ser orientados para a adopção de tecnologias que possam apoiar o acesso à energia.
Para um mundo de equidade e inclusão, as microrredes são projetos de sistemas energéticos viáveis que podem ser adaptados para servir as diversas necessidades de todos os níveis da economia. Elas não são limitadas pela topografia, hidrologia e distância, como no caso das redes convencionais. Eles são flexíveis o suficiente para atender a qualquer interesse desejado.
Onu et al. descobriram um local de armazenamento hidrelétrico bombeado (PHS) com altura de armazenamento natural suficiente e fonte de água na comunidade de Uhuelem-Amoncha que pode ser expandido para acomodar a necessidade de energia elétrica da metrópole de Afikpo e seus arredores.
Este estudo propõe uma metodologia para o planejamento, projeto e operação de uma rede elétrica com número de clientes na faixa de 10 a 100. Os desafios do aumento da potência de pico, gerenciamento de energia, confiabilidade da rede e questões de qualidade de tensão serão abordados através da aplicação de um modelo de gêmeo digital do sistema de energia que possa aproveitar recursos híbridos de geração/armazenamento em conexão com fatores do lado da demanda, como o comportamento do consumidor, para obter um desempenho ideal da rede elétrica.