Título: Mestre em Ciências em Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Coordenadora: Daniela Rocha Teixeira Riondet-Costa
Email do curso: memarh.pg@unifei.edu.br

O Curso

Tradição e solidez são as características da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), instituição de ensino reconhecida internacionalmente e fundada em 1913. Estes atributos, concomitantes a uma prática de ensino sólida, balizada e estruturada, são relevantes para um processo de formação capaz de acompanhar e contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

A questão ambiental se reveste de indiscutível relevância na atualidade. Observa-se a necessidade de formação continuada e qualificada de profissionais, que sejam preparados para abordar esta dimensão de modo crítico e analítico, numa perspectiva multidisciplinar.

A partir de este olhar, foi organizado o Mestrado “Stricto-Sensu” em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Memarh), com o objetivo de formar docentes e pesquisadores com virtudes básicas para disseminar e gerar o conhecimento e contribuir para a ciência.

O Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Unifei possui corpo docente composto por pesquisadores que atuam em várias áreas do conhecimento, como Ciências Atmosféricas, Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Florestais, Saúde Pública, Recursos Hídricos e Ecologia.

O Programa tem o objetivo de formar pesquisadores e docentes com virtudes básicas para disseminar e gerar o conhecimento nas áreas de clima, meio ambiente, recursos hídricos e contribuir para o desenvolvimento sustentável. É voltado para graduados nas diferentes áreas de conhecimento, como engenharias, ciências atmosféricas, ambientais, exatas, biológicas e formações correlatas.

O Processo Seletivo ocorre uma vez por ano e tem seu Edital divulgado a partir do mês de outubro. O processo é organizado pelo Colegiado do MEMARH e tem como critérios de avaliação:

• a) Exame escrito sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio ambiente e recursos hídricos;
  • b) Exame escrito sobre aspectos específicos relacionados ao tema de pesquisa de interesse;
  • c) Exame oral sobre aspectos específicos relacionados ao tema de pesquisa de interesse;
  • d) Análise do Currículo Lattes.

Compete ao Conselho do Programa, seguindo aos critérios estabelecidos na Resolução Interna nº 01/2012 (Regulamentação de Bolsas), a classificação dos candidatos aceitos em ordem de prioridade para a concessão de bolsas de estudo.

O candidato classificado à concessão de bolsa de estudo deverá ter dedicação em período integral ao Programa, mediante plano de trabalho junto com seu orientador, cuja notificação sobre a aceitação ou não dos postulantes é feita até o final do mês de janeiro.

As bolsas mais frequentes são concedidas pela CAPES, pelo CNPq e pela FAPEMIG (Fundação de Apoio a Pesquisa de Minas Gerais). Além dessas, podem também ser alocadas bolsas de diversas agências internacionais de pesquisa, prefeituras, secretarias estaduais e ministérios, dentro de projetos de pesquisa de interesses específicos.

Alunos estrangeiros podem concorrer a bolsas de estudos, previstas exclusivamente para eles. Para tanto devem procurar a Embaixada Brasileira ou um Consulado Brasileiro em seu país de origem, antes de se deslocarem até o Brasil.

Áreas de Concentração | Linhas de Pesquisa

Clima e Sustentabilidade - Visa à formação de profissionais e pesquisadores que desenvolvam trabalhos, metodologias e pesquisas que contribuam para mitigação e adaptação da sociedade aos efeitos das mudanças do clima.

Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Visa à capacitação de profissionais como agentes de controle e gestão de atividades potencialmente degradadoras do ambiente na sua área de influência, com vistas à sustentabilidade ambiental.

Dirección Alternativa

Coordinación del programa

• - LUIZ FELIPE SILVA

Teléfono: No contiene información todavía