2023, Alessandra Rodrigues, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida , Para além das plataformas e do tecnicismo: narrativas digitais e formação docente crítico-reflexiva, ISSN: 21829640
2023, Nathália Meloni Custódio, Alessandra Rodrigues , Tecnologias e formação inicial docente: O papel do professor formador na construção do pensamento crítico e da cidadania digital, ISSN: 21791309
2023, Alessandra Rodrigues, GRANÉ, MARIONA , Mídias digitais e acesso a conteúdo acadêmico-científico: usos por licenciandos e indícios para (re)pensar a formação docente, ISSN: 2175795X
2023, Irene Raquel Santana Rodrigues, Alessandra Rodrigues , LA FORMACIÓN INICIAL DEL PROFESORADO Y LAS DEMANDAS CONTEMPORÁNEAS: ¿HAY POSIBILIDADES DE CONSTRUCCIÓN DE WEB CURRÍCULOS?, ISSN: 23623349
2023, Nathália Meloni Custódio, Alessandra Rodrigues, Mikael Frank Rezende Junior , Formação de professores e narrativas digitais: tendências de investigação e enfoques metodológicos, ISSN: 2359232X
2023, Gisele Ferreira Machado, Alessandra Rodrigues , ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: reflexões teóricas para a Educação em Ciências, ISSN: 18090354
2022, Vanessa Maria de Souza, Alessandra Rodrigues , PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS E NARRATIVAS DIGITAIS: PROMOVENDO REFLEXÕES SOBRE IGUALDADE DE GÊNERO, ISSN: 21829640
2022, Isadora Ribeiro Antunes, Alessandra Rodrigues , Recursos Educacionais Abertos para o ensino de ciências: análise de uma narrativa digital interativa, ISSN: 23188839
2022, Vanessa Maria de Souza, Alessandra Rodrigues , DIGITAL STORYTELLING AS A METHODOLOGY FOR ARTICULATING THE STRUCTURE OF RESPONSIBLE RESEARCH AND INNOVATION AXES, ISSN: 20139144
2022, Gisele Ferreira Machado, Alessandra Rodrigues , Alfabetização Científica e Tecnologias Digitais na Educação em Ciências: um olhar para a literatura atual, ISSN: 23169907
2022, SOUZA, VANESSA MARIA DE, Alessandra Rodrigues , A PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL, ISSN: 24482803
2021, Alessandra Rodrigues, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida , A construção de currículos narrativos mediados pelas tecnologias: um olhar para a formação de professores e as narrativas digitais de aprendizagem, ISSN: 19840411
2019, Alessandra Rodrigues , O POTENCIAL DAS NARRATIVAS DIGITAIS NA APROXIMAÇÃO/ APROPRIAÇÃO DA TECNOLOGIA: reflexões sobre dois contextos de formação de professores, ISSN: 24474266
2018, Vanessa Aparecida Santos, Alessandra Rodrigues, Mikael Frank Rezende Junior , Tenho um tablet, e agora?: a produção de narrativas digitais como estratégia na formação de professores de ciências, ISSN: 19825153
Publicação em Eventos (18)
2023, , Relatos digitales promoviendo diálogos entre escenarios de formación e investigación, XII Seminario de la Educación Virtual: relatos personales y objetos de fronteratera,
2023, , Ciclo dialógico - Narrativas digitais e objetos de fronteira, VIII Seminário Internacional Web Currículo: espaços, tempos e contextos híbridos,
2023, Mariane Ignácio Guedes, Alessandra Rodrigues, Reflexões sobre plataformas digitais mais utilizadas por professores(as) brasileiros(as): uma discussão exploratória, XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Trabalho Completo
2023, Jade Carvalho Ferreira, Thiago Coimbra Gusmão, Mikael Frank Rezende Junior, Alessandra Rodrigues, Thiago Costa caetano, Aprendizagem no Ensino Superior: reflexões sobre o uso de experimentos controlados remotamente, XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Trabalho Completo
2022, Nathália Meloni Custódio, Alessandra Rodrigues, POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA A INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO POR MEIO DE NARRATIVAS DIGITAIS, III SImpósio Internacional de Educação em Ciências, Resumo
2022, Nathália Meloni Custódio, Alessandra Rodrigues, TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: O QUE PENSAM PROFESSORES FORMADORES DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, VII Seminário Web Currículo: redes, territórios e diversidades, Trabalho Completo
2022, Alessandra Rodrigues, Vanessa Maria de Souza, NARRATIVA DIGITAL PARA DESENVOLVIMENTO DA ABORDAGEM DA PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS, VII Seminário Web Currículo: redes, territórios e diversidades, Resumo
2022, Daysemara Simone Santana Trindade, Alessandra Rodrigues, Ensino remoto emergencial e o fazer pedagógico na cultura digital, III SImpósio Internacional de Educação em Ciências, Resumo
2022, Paloma de Faria, Alessandra Rodrigues, UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE O ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19, III SImpósio Internacional de Educação em Ciências, Resumo
2018, , Letramentos Digitais no Campus: reflexões acerca de um projeto de extensão universitária, V Simpósio sobre Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade,
2018, , Revista Aman-Ti-Kyr: outras oportunidades de formação docente, I Simpósio Internacional de Educação em Ciências,
2018, , As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na escola: possibilidades de integração curricular em diferentes disciplinas, NEaD de Portas Abertas - 2018,
2018, , Aula Magna: Leitura e escrita em tempos de tecnologias digitais: possibilidades, desdobramentos e criação de sentidos por meio de narrativas digitais, ,
2018, , Narrativas digitais, autoria e currículo na formação de professores mediada pelas tecnologias: uma narrativa-tese, ,
2018, , Narrativas Digitais como ferramentas cognitivas de suporte à aprendizagem em diferentes contextos, Congresso Nacional de Tecnologias na Educação - CONATEdu 4.0,
2018, Cibele Moreira Monteiro Rosa, Ana Carolina Sales Oliveira, Alessandra Rodrigues, A construção do sujeito autônomo: análise de um grupo virtual de formação de professores, Jornada Internacional de educação e suas múltiplas leituras: arte, ética e subjetividades, Resumo
2018, Alessandra Rodrigues, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Movimento maker, cultura digital e currículo: possibilidades de diálogo em favor da aprendizagem, IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares., Resumo
2018, Alessandra Rodrigues, Ana Carolina Sales Oliveira, Cibele Moreira Monteiro Rosa, Mikael Frank Rezende Junior, Inclusão e letramento digital: a importância do conhecimento do contexto dos aprendentes em projetos de formação com as tecnologias digitais de informação e comunicação, V Congresso Internacional de Tic na Educação - TicEduca, Trabalho Completo
Livros (1)
2022, Anais do III Simpósio Internacional de Educação em Ciências e V Semana das Licenciaturas, Isabella Rizzo Contarini, Gabriel Lisboa de Melo, Alessandra Rodrigues
Participações em Bancas de Cursos (32)
2023, Cultura digital e multiletramentos: WhatsApp e Padlet nos estudos de Língua Inglesa, Alessandra Rodrigues, Cássio José de Oliveira Silva, Rafael Lazzarotto Simioni
2023, A plataformização na educação: uma análise das plataformas utilizadas para atuação docente no Sul de Minas Gerais, Ronei Ximenes Martins, Newton de Figueiredo Filho, Juliana Maria Sampaio Furlani, Alessandra Rodrigues
2023, Alfabetização midiática e informacional da educação básica: o papel de professores(as) pedagogos(as), Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Denise Pereira de Alcântara Ferraz, Alessandra Rodrigues, Cláudia Eliane da Matta
2023, Dissertação Mestrado Comunicação emocional: proposta humanizada para docentes em ambiente virtual de aprendizagem, Breno José Andrade de Carvalho, Anthony José da Cunha Carneiro Lins, Alessandra Rodrigues
2023, Dissertação Mestrado Ensino de Química na perspectiva inclusiva: um mapeamento nos Programas de Pós-Graduação da área de ?Ensino?, Denise Pereira de Alcântara Ferraz, Vinícius Catão, Alessandra Rodrigues
2023, Dissertação Mestrado Ensino de Quimica na perspectiva inclusiva: um mapeamento dos Programas de Pos-Graduacao da area de Ensino, MARCELA OPENHEIMER PEREIRA
2022, Tese Doutorado Competências Digitais Docentes e Storytelling: implicações para a formação continuada, Martha Kaschny Borges, Maria Ranieri, Alessandra Rodrigues, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Lidiane Goedert
2022, Monografia Graduação UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DE QUÍMICA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DURANTE O ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19, Alessandra Rodrigues, Evandro Fortes Rosentalski
2022, Dissertação Mestrado O uso de sinais de Libras no ensino de Ciências sob a perspectiva de teses e dissertações, Alessandra Rodrigues, Denise Pereira de Alcântara Ferraz, Roberta Veloso Garcia
2022, Dissertação Mestrado Um estudo sobre as contribuições das metodologias ativas e da personalização no Ensino de Ciências, Newton de Figueiredo Filho, Denise Pereira de Alcântara Ferraz, Gínia Cezar Bontempo, Alessandra Rodrigues
2022, Dissertação Mestrado Contribuições do uso de tecnologias para o Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva inclusiva: um estudo a partir de teses e dissertações, Alessandra Rodrigues, Denise Pereira de Alcântara Ferraz, Júlio César Queiroz de Carvalho
2022, Dissertação Mestrado Reflexões acerca da produção de materiais digitais por estudantes com TEA para a aprendizagem de conteúdos de Ciências, Denise Pereira de Alcântara Ferraz, Alessandra Rodrigues, Mikael Frank Rezende Junior, Maria da Rosa Capri
2022, Dissertação Mestrado Metodologias ativas na Robótica Educacional: possíveis articulações com o currículo de Ciências?, Alessandra Rodrigues, Newton de Figueiredo Filho, Rosimeire Aparecida Soares Borges
2022, Dissertação Mestrado Ensino remoto emergencial e o fazer pedagógico na cultura digital: uma análise interpretativa baseada na Grounded Theory, Alessandra Rodrigues, Maria Altina da Silva Ramos, Janaína Roberta dos Santos
2022, Dissertação Mestrado Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação profissional: uma análise de normativas e currículos do ensino superior nos cursos de Administração, Cássio José de Oliveira Silva, Rodrigo Rios Faria de Oliveira, Alessandra Rodrigues
2022, Dissertação Mestrado Sistema Informatizado Web para o planejamento docente: otimização na gestão escolar, Alessandra Rodrigues, Rosimeire Aparecida Soares Borges, Atílio Catosso Salles
2022, Sistema informatizado web para o planejamento docente: otimização da gestão escolar, Rosimeire Aparecida Soares Borges, Atílio Catosso Salles, Alessandra Rodrigues
2022, Ensino de Química na perspectiva inclusiva: um mapeamento nos Programas de Pós-Graduação da área 46, Vinícius Catão, Alessandra Rodrigues, Denise Pereira de Alcântara Ferraz
2022, Comunicação emocional: proposta humanizada para docentes em ambiente virtual de aprendizagem, Breno José Andrade de Carvalho, Anthony José da Cunha Carneiro Lins, Alessandra Rodrigues
2022, Monografia Graduação UTILIZACAO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMACAO E COMUNICACAO (TDIC) NO ENSINO DE QUIMICA: percepcoes de docentes durante o ensino remoto na pandemia de COVID-19, PALOMA DE FARIA
2022, Monografia Graduação Levantamento e Analise de Recursos Educacionais Abertos (REA) em Plataformas Digitais com a Tematica Vacina
, JEFERSON CORTEZ MARQUES
2022, Dissertação Mestrado Ensino Remoto Emergencial e o Fazer Pedagogico na Cultura Digital: Uma Analise Interpretativa Baseada na Grounded Theory, DAYSEMARA SIMONE SANTANA TRINDADE
2022, Dissertação Mestrado Metodologias ativas na robotica educacional: possiveis articulacoes com o curriculo de Ciencias?, SABRINA ESPINDOLA GONZAGA
2022, Dissertação Mestrado REFLEXOES ACERCA DA PRODUCAO DE MATERIAIS DIGITAIS POR ESTUDANTES COM TEA PARA A APRENDIZAGEM DE CONTEUDOS DE CIENCIAS, VALÉRIA MARIA GOMES BRAGA
2022, Dissertação Mestrado UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUICOES DAS METODOLOGIAS ATIVAS E DA PERSONALIZACAO NO ENSINO DE CIENCIAS, MARIA MAGALI BORGES COSTA
2022, Dissertação Mestrado Contribuicoes do uso de tecnologias para o Ensino de Ciencias e Matematica na perspectiva inclusiva: um estudo a partir de Teses e Dissertacoes, PATRÍCIA SOUSA CARVALHO
2022, Dissertação Mestrado O USO DE SINAIS DE LIBRAS NO ENSINO DE CIENCIAS SOB A PERSPECTIVA DE TESES E DISSERTACOES, HELEN CRISTINE MARTINS SÔNEGO
2018, As tecnologias digitais como auxiliares no ensino de Língua Inglesa, Alessandra Rodrigues, Rosimeire Aparecida Soares Borges, Vânia dos Santos Mesquita
2018, Dissertação Mestrado As tecnologias digitais como ferramentas auxiliares no ensino de língua inglesa no terceiro ano do Ensino Médio, Alessandra Rodrigues, Rosimeire Aparecida Soares Borges, Aparecida Rodrigues Duarte Silva
2018, Dissertação Mestrado O LogForm como alternativa ao microconteúdo na produção de materiais didáticos para m-learning, Alessandra Rodrigues, Ronei Ximenes Martins, Ilsa Vieira Goulart
2018, Monografia Graduação Tecnologias digitais nas aulas de Química: análise das percepções de discentes e docente a partir de uma sequência didática, Alessandra Rodrigues, Mikael Frank Rezende Junior, Ana Carolina Sales Oliveira
2018, Monografia Graduação Tecnologias digitais nas aulas de quimica: analise das percepcoes de discentes e docente a partir de uma sequencia didatica, Maria Dara Vilas Bôas
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (1)
2022,, Unifei, Nacional,
Trabalho de Fim de Curso(4)
Tecnologias digitais nas aulas de química: análise das percepções de discentes e docente a partir de uma sequência didática, MARIA DARA VILAS BÔAS ,
12/2018
UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DE QUÍMICA: percepções de docentes durante o ensino remoto na pandemia de COVID-19, Paloma de Faria ,
08/2021
Levantamento e Análise de Recursos Educacionais Abertos (REA) em Plataformas Digitais com a Temática Vacina
, Jeferson Cortez Marques ,
07/2022
UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DE QUÍMICA: percepções de docentes durante o ensino remoto na pandemia de COVID-19, Paloma de Faria ,
07/2022
Orientações de Pós-Graduação (13)
Mestrado, GISELE FERREIRA MACHADO, 06/2018
- ,
Concluída em 04/2020
Mestrado, GISELE FERREIRA MACHADO, 06/2018
- ,
Concluída em 04/2020