alessandra rodrigues

IFQ - INSTITUTO DE FÍSICA E QUÍMICA

Produção Intelectual

Artigos (14)

  • 2023, Alessandra Rodrigues, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida , Para além das plataformas e do tecnicismo: narrativas digitais e formação docente crítico-reflexiva, ISSN: 21829640
  • 2023, Nathália Meloni Custódio, Alessandra Rodrigues , Tecnologias e formação inicial docente: O papel do professor formador na construção do pensamento crítico e da cidadania digital, ISSN: 21791309
  • 2023, Alessandra Rodrigues, GRANÉ, MARIONA , Mídias digitais e acesso a conteúdo acadêmico-científico: usos por licenciandos e indícios para (re)pensar a formação docente, ISSN: 2175795X
  • 2023, Irene Raquel Santana Rodrigues, Alessandra Rodrigues , LA FORMACIÓN INICIAL DEL PROFESORADO Y LAS DEMANDAS CONTEMPORÁNEAS: ¿HAY POSIBILIDADES DE CONSTRUCCIÓN DE WEB CURRÍCULOS?, ISSN: 23623349
  • 2023, Nathália Meloni Custódio, Alessandra Rodrigues, Mikael Frank Rezende Junior , Formação de professores e narrativas digitais: tendências de investigação e enfoques metodológicos, ISSN: 2359232X
  • 2023, Gisele Ferreira Machado, Alessandra Rodrigues , ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: reflexões teóricas para a Educação em Ciências, ISSN: 18090354
  • 2022, Vanessa Maria de Souza, Alessandra Rodrigues , PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS E NARRATIVAS DIGITAIS: PROMOVENDO REFLEXÕES SOBRE IGUALDADE DE GÊNERO, ISSN: 21829640
  • 2022, Isadora Ribeiro Antunes, Alessandra Rodrigues , Recursos Educacionais Abertos para o ensino de ciências: análise de uma narrativa digital interativa, ISSN: 23188839
  • 2022, Vanessa Maria de Souza, Alessandra Rodrigues , DIGITAL STORYTELLING AS A METHODOLOGY FOR ARTICULATING THE STRUCTURE OF RESPONSIBLE RESEARCH AND INNOVATION AXES, ISSN: 20139144
  • 2022, Gisele Ferreira Machado, Alessandra Rodrigues , Alfabetização Científica e Tecnologias Digitais na Educação em Ciências: um olhar para a literatura atual, ISSN: 23169907
  • 2022, SOUZA, VANESSA MARIA DE, Alessandra Rodrigues , A PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL, ISSN: 24482803
  • 2021, Alessandra Rodrigues, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida , A construção de currículos narrativos mediados pelas tecnologias: um olhar para a formação de professores e as narrativas digitais de aprendizagem, ISSN: 19840411
  • 2019, Alessandra Rodrigues , O POTENCIAL DAS NARRATIVAS DIGITAIS NA APROXIMAÇÃO/ APROPRIAÇÃO DA TECNOLOGIA: reflexões sobre dois contextos de formação de professores, ISSN: 24474266
  • 2018, Vanessa Aparecida Santos, Alessandra Rodrigues, Mikael Frank Rezende Junior , Tenho um tablet, e agora?: a produção de narrativas digitais como estratégia na formação de professores de ciências, ISSN: 19825153

Publicação em Eventos (18)

  • 2023, , Relatos digitales promoviendo diálogos entre escenarios de formación e investigación, XII Seminario de la Educación Virtual: relatos personales y objetos de fronteratera,
  • 2023, , Ciclo dialógico - Narrativas digitais e objetos de fronteira, VIII Seminário Internacional Web Currículo: espaços, tempos e contextos híbridos,
  • 2023, Mariane Ignácio Guedes, Alessandra Rodrigues, Reflexões sobre plataformas digitais mais utilizadas por professores(as) brasileiros(as): uma discussão exploratória, XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Trabalho Completo
  • 2023, Jade Carvalho Ferreira, Thiago Coimbra Gusmão, Mikael Frank Rezende Junior, Alessandra Rodrigues, Thiago Costa caetano, Aprendizagem no Ensino Superior: reflexões sobre o uso de experimentos controlados remotamente, XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Trabalho Completo
  • 2022, Nathália Meloni Custódio, Alessandra Rodrigues, POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA A INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO POR MEIO DE NARRATIVAS DIGITAIS, III SImpósio Internacional de Educação em Ciências, Resumo
  • 2022, Nathália Meloni Custódio, Alessandra Rodrigues, TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: O QUE PENSAM PROFESSORES FORMADORES DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, VII Seminário Web Currículo: redes, territórios e diversidades, Trabalho Completo
  • 2022, Alessandra Rodrigues, Vanessa Maria de Souza, NARRATIVA DIGITAL PARA DESENVOLVIMENTO DA ABORDAGEM DA PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS, VII Seminário Web Currículo: redes, territórios e diversidades, Resumo
  • 2022, Daysemara Simone Santana Trindade, Alessandra Rodrigues, Ensino remoto emergencial e o fazer pedagógico na cultura digital, III SImpósio Internacional de Educação em Ciências, Resumo
  • 2022, Paloma de Faria, Alessandra Rodrigues, UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE O ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19, III SImpósio Internacional de Educação em Ciências, Resumo
  • 2018, , Letramentos Digitais no Campus: reflexões acerca de um projeto de extensão universitária, V Simpósio sobre Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade,
  • 2018, , Revista Aman-Ti-Kyr: outras oportunidades de formação docente, I Simpósio Internacional de Educação em Ciências,
  • 2018, , As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na escola: possibilidades de integração curricular em diferentes disciplinas, NEaD de Portas Abertas - 2018,
  • 2018, , Aula Magna: Leitura e escrita em tempos de tecnologias digitais: possibilidades, desdobramentos e criação de sentidos por meio de narrativas digitais, ,
  • 2018, , Narrativas digitais, autoria e currículo na formação de professores mediada pelas tecnologias: uma narrativa-tese, ,
  • 2018, , Narrativas Digitais como ferramentas cognitivas de suporte à aprendizagem em diferentes contextos, Congresso Nacional de Tecnologias na Educação - CONATEdu 4.0,
  • 2018, Cibele Moreira Monteiro Rosa, Ana Carolina Sales Oliveira, Alessandra Rodrigues, A construção do sujeito autônomo: análise de um grupo virtual de formação de professores, Jornada Internacional de educação e suas múltiplas leituras: arte, ética e subjetividades, Resumo
  • 2018, Alessandra Rodrigues, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Movimento maker, cultura digital e currículo: possibilidades de diálogo em favor da aprendizagem, IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares., Resumo
  • 2018, Alessandra Rodrigues, Ana Carolina Sales Oliveira, Cibele Moreira Monteiro Rosa, Mikael Frank Rezende Junior, Inclusão e letramento digital: a importância do conhecimento do contexto dos aprendentes em projetos de formação com as tecnologias digitais de informação e comunicação, V Congresso Internacional de Tic na Educação - TicEduca, Trabalho Completo

Livros (1)

  • 2022, Anais do III Simpósio Internacional de Educação em Ciências e V Semana das Licenciaturas, Isabella Rizzo Contarini, Gabriel Lisboa de Melo, Alessandra Rodrigues

Participações em Bancas de Cursos (32)

  • 2023, Cultura digital e multiletramentos: WhatsApp e Padlet nos estudos de Língua Inglesa, Alessandra Rodrigues, Cássio José de Oliveira Silva, Rafael Lazzarotto Simioni
  • 2023, A plataformização na educação: uma análise das plataformas utilizadas para atuação docente no Sul de Minas Gerais, Ronei Ximenes Martins, Newton de Figueiredo Filho, Juliana Maria Sampaio Furlani, Alessandra Rodrigues
  • 2023, Alfabetização midiática e informacional da educação básica: o papel de professores(as) pedagogos(as), Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Denise Pereira de Alcântara Ferraz, Alessandra Rodrigues, Cláudia Eliane da Matta
  • 2023, Dissertação Mestrado Comunicação emocional: proposta humanizada para docentes em ambiente virtual de aprendizagem, Breno José Andrade de Carvalho, Anthony José da Cunha Carneiro Lins, Alessandra Rodrigues
  • 2023, Dissertação Mestrado Ensino de Química na perspectiva inclusiva: um mapeamento nos Programas de Pós-Graduação da área de ?Ensino?, Denise Pereira de Alcântara Ferraz, Vinícius Catão, Alessandra Rodrigues
  • 2023, Dissertação Mestrado Ensino de Quimica na perspectiva inclusiva: um mapeamento dos Programas de Pos-Graduacao da area de Ensino, MARCELA OPENHEIMER PEREIRA
  • 2022, Tese Doutorado Competências Digitais Docentes e Storytelling: implicações para a formação continuada, Martha Kaschny Borges, Maria Ranieri, Alessandra Rodrigues, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Lidiane Goedert
  • 2022, Monografia Graduação UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DE QUÍMICA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DURANTE O ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19, Alessandra Rodrigues, Evandro Fortes Rosentalski
  • 2022, Dissertação Mestrado O uso de sinais de Libras no ensino de Ciências sob a perspectiva de teses e dissertações, Alessandra Rodrigues, Denise Pereira de Alcântara Ferraz, Roberta Veloso Garcia
  • 2022, Dissertação Mestrado Um estudo sobre as contribuições das metodologias ativas e da personalização no Ensino de Ciências, Newton de Figueiredo Filho, Denise Pereira de Alcântara Ferraz, Gínia Cezar Bontempo, Alessandra Rodrigues
  • 2022, Dissertação Mestrado Contribuições do uso de tecnologias para o Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva inclusiva: um estudo a partir de teses e dissertações, Alessandra Rodrigues, Denise Pereira de Alcântara Ferraz, Júlio César Queiroz de Carvalho
  • 2022, Dissertação Mestrado Reflexões acerca da produção de materiais digitais por estudantes com TEA para a aprendizagem de conteúdos de Ciências, Denise Pereira de Alcântara Ferraz, Alessandra Rodrigues, Mikael Frank Rezende Junior, Maria da Rosa Capri
  • 2022, Dissertação Mestrado Metodologias ativas na Robótica Educacional: possíveis articulações com o currículo de Ciências?, Alessandra Rodrigues, Newton de Figueiredo Filho, Rosimeire Aparecida Soares Borges
  • 2022, Dissertação Mestrado Ensino remoto emergencial e o fazer pedagógico na cultura digital: uma análise interpretativa baseada na Grounded Theory, Alessandra Rodrigues, Maria Altina da Silva Ramos, Janaína Roberta dos Santos
  • 2022, Dissertação Mestrado Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação profissional: uma análise de normativas e currículos do ensino superior nos cursos de Administração, Cássio José de Oliveira Silva, Rodrigo Rios Faria de Oliveira, Alessandra Rodrigues
  • 2022, Dissertação Mestrado Sistema Informatizado Web para o planejamento docente: otimização na gestão escolar, Alessandra Rodrigues, Rosimeire Aparecida Soares Borges, Atílio Catosso Salles
  • 2022, Sistema informatizado web para o planejamento docente: otimização da gestão escolar, Rosimeire Aparecida Soares Borges, Atílio Catosso Salles, Alessandra Rodrigues
  • 2022, Ensino de Química na perspectiva inclusiva: um mapeamento nos Programas de Pós-Graduação da área 46, Vinícius Catão, Alessandra Rodrigues, Denise Pereira de Alcântara Ferraz
  • 2022, Comunicação emocional: proposta humanizada para docentes em ambiente virtual de aprendizagem, Breno José Andrade de Carvalho, Anthony José da Cunha Carneiro Lins, Alessandra Rodrigues
  • 2022, Monografia Graduação UTILIZACAO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMACAO E COMUNICACAO (TDIC) NO ENSINO DE QUIMICA: percepcoes de docentes durante o ensino remoto na pandemia de COVID-19, PALOMA DE FARIA
  • 2022, Monografia Graduação Levantamento e Analise de Recursos Educacionais Abertos (REA) em Plataformas Digitais com a Tematica Vacina , JEFERSON CORTEZ MARQUES
  • 2022, Dissertação Mestrado Ensino Remoto Emergencial e o Fazer Pedagogico na Cultura Digital: Uma Analise Interpretativa Baseada na Grounded Theory, DAYSEMARA SIMONE SANTANA TRINDADE
  • 2022, Dissertação Mestrado Metodologias ativas na robotica educacional: possiveis articulacoes com o curriculo de Ciencias?, SABRINA ESPINDOLA GONZAGA
  • 2022, Dissertação Mestrado REFLEXOES ACERCA DA PRODUCAO DE MATERIAIS DIGITAIS POR ESTUDANTES COM TEA PARA A APRENDIZAGEM DE CONTEUDOS DE CIENCIAS, VALÉRIA MARIA GOMES BRAGA
  • 2022, Dissertação Mestrado UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUICOES DAS METODOLOGIAS ATIVAS E DA PERSONALIZACAO NO ENSINO DE CIENCIAS, MARIA MAGALI BORGES COSTA
  • 2022, Dissertação Mestrado Contribuicoes do uso de tecnologias para o Ensino de Ciencias e Matematica na perspectiva inclusiva: um estudo a partir de Teses e Dissertacoes, PATRÍCIA SOUSA CARVALHO
  • 2022, Dissertação Mestrado O USO DE SINAIS DE LIBRAS NO ENSINO DE CIENCIAS SOB A PERSPECTIVA DE TESES E DISSERTACOES, HELEN CRISTINE MARTINS SÔNEGO
  • 2018, As tecnologias digitais como auxiliares no ensino de Língua Inglesa, Alessandra Rodrigues, Rosimeire Aparecida Soares Borges, Vânia dos Santos Mesquita
  • 2018, Dissertação Mestrado As tecnologias digitais como ferramentas auxiliares no ensino de língua inglesa no terceiro ano do Ensino Médio, Alessandra Rodrigues, Rosimeire Aparecida Soares Borges, Aparecida Rodrigues Duarte Silva
  • 2018, Dissertação Mestrado O LogForm como alternativa ao microconteúdo na produção de materiais didáticos para m-learning, Alessandra Rodrigues, Ronei Ximenes Martins, Ilsa Vieira Goulart
  • 2018, Monografia Graduação Tecnologias digitais nas aulas de Química: análise das percepções de discentes e docente a partir de uma sequência didática, Alessandra Rodrigues, Mikael Frank Rezende Junior, Ana Carolina Sales Oliveira
  • 2018, Monografia Graduação Tecnologias digitais nas aulas de quimica: analise das percepcoes de discentes e docente a partir de uma sequencia didatica, Maria Dara Vilas Bôas

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (1)

  • 2022,, Unifei, Nacional,

Trabalho de Fim de Curso(4)

  • Tecnologias digitais nas aulas de química: análise das percepções de discentes e docente a partir de uma sequência didática, MARIA DARA VILAS BÔAS , 12/2018
  • UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DE QUÍMICA: percepções de docentes durante o ensino remoto na pandemia de COVID-19, Paloma de Faria , 08/2021
  • Levantamento e Análise de Recursos Educacionais Abertos (REA) em Plataformas Digitais com a Temática Vacina  , Jeferson Cortez Marques , 07/2022
  • UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DE QUÍMICA: percepções de docentes durante o ensino remoto na pandemia de COVID-19, Paloma de Faria , 07/2022

Orientações de Pós-Graduação (13)

  • Mestrado, GISELE FERREIRA MACHADO, 06/2018 - , Concluída em 04/2020
  • Mestrado, GISELE FERREIRA MACHADO, 06/2018 - , Concluída em 04/2020
  • Mestrado, IRENE RAQUEL SANTANA RODRIGUES, 06/2019 - , Concluída em 03/2021
  • Mestrado, IRENE RAQUEL SANTANA RODRIGUES, 06/2019 - , Concluída em 03/2021
  • Mestrado, VANESSA MARIA DE SOUZA, 06/2019 - , Concluída em 07/2021
  • Mestrado, VANESSA MARIA DE SOUZA, 06/2019 - , Concluída em 07/2021
  • Mestrado, DAYSEMARA SIMONE SANTANA TRINDADE, 06/2020 - , Concluída em 03/2022
  • Mestrado, DAYSEMARA SIMONE SANTANA TRINDADE, 06/2020 - , Concluída em 03/2022
  • Mestrado, SABRINA ESPINDOLA GONZAGA, 06/2020 - , Concluída em 03/2022
  • Mestrado, SABRINA ESPINDOLA GONZAGA, 06/2020 - , Concluída em 03/2022
  • Mestrado, MARCELE SILVA CRUZ, 07/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIANE IGNACIO GUEDES, 07/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIANA ALVES RIBEIRO, 07/2023 - , Orientação em Andamento

SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.unifei.edu.br.sigaa03 vSIGAA 4.09.07_U.124