mauricio frota saraiva

IFQ - INSTITUTO DE FÍSICA E QUÍMICA

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
não informada
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Graduado em Química(2005) pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF(Bacharel e Licenciatura). Doutor em Química (2010) pela UFJF, com estágio Doutoral no Centre National de la Recherche Scientifique-CNRS; Institut de Chimie des Substances Naturelles-ICSN -França 2008-2009). Desde 2010 atua como Professor na Universidade Federal de Itajubá, onde implementou e coordena o Laboratório de Síntese de Moléculas Bioativas-LASIMBIO. Atuou como coordenador institucional da Rede Mineira de Química (2011-2013). Atualmente é membro do colegiado de Pós-Graduação em Química (PPGMQ-MG). Orienta alunos de graduação e Pós-graduação em atividades de pesquisa relacionados a síntese orgânica, tendo como foco principal o desenvolvimento de novas moléculas bioativas, com potencial aplicação como agentes antineoplásicos e em doenças como: tuberculose, doença de Chagas e outras.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
A síntese orgânica apresenta-se como uma ferramenta ímpar no processo de transformação da matéria. Pequenas moléculas provenientes do metabolismo secundário das plantas, fungos, bactérias ou parasitas tem cada vez mais despertado a atenção dos cientistas, devido ao seu amplo potencial para interferir em processos biológicos, associados a desordens no metabolismo celular de humanos ou no funcionamento celular típico, de microrganismos causadores de doenças. A modificação estrutural destas pequenas moléculas “metabólitos” visa um aumento da sua atividade biológica e uma diminuição do seu potencial citotóxico. Dentro deste contexto o nosso grupo de pesquisa está focado na síntese de novas moléculas biologicamente ativas, bem como no desenvolvimento de novas metodologias que permitam um acesso mais fácil e mais rápido a estas novas substâncias. Como ferramentas para otimização no processo de obtenção destes compostos utilizamos, a síntese assistida por micro-ondas e a cromatografia flash no processo de purificação. As moléculas obtidas pelo grupo são avaliadas quanto a sua atividade citotóxica contra diversas linhagens de células tumorais, contra parasitas e bactérias. Em bactérias, objetiva-se dentre outros a obtenção de compostos que possam interferir nos processos de comunicação celular, evitando a proliferação bacteriana e inibindo a formação de biofilmes.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/8515714077882188

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Universidade Federal de Itajubá
Instituto de Física e Química-IFQ
Av. BPS, 1303 - Pinheirinho
Sala
J2115
Telefone/Ramal
(35)3629-1605
Endereço eletrônico
mauriciosaraiva@unifei.edu.br

SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.unifei.edu.br.sigaa04 vSIGAA 4.09.07_U.124