adler diniz de souza

IMC - INSTITUTO DE MATEMÁTICA E COMPUTACÃO

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/PESC/UFRJ (2014), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/PESC/UFRJ (2008), Especialista em Melhoria de Processo de Software pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2005) e Bacharel em Ciência da Computação, também pela UFLA (2004). É Professor Adjunto II da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Foi Coordenador do curso de Sistemas de Informação (01/2015 a 03/2017), atua como docente permanente no Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação (POSCOMP) e como Pesquisador Visitante no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da mesma instituição, onde atualmente co-orienta um aluno de doutorado. Em sua produção bibliográfica, publicou 24 artigos completos em periódicos especializados e em anais de eventos, a maioria deles Internacional e do extrato superior da Qualis área Ciência da Computação, além de 3 capítulos de livro. Possui 18 softwares (8 registrados). Orienta 4 dissertações de mestrado e 6 monografias de conclusão de curso, além de ter orientado 92 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Melhoria de Processo de Software (especialização), MBA Governança de TI e nas graduações de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. É certificado Project Management Professional - PMP (2005) pelo Project Management Institute - PMI, é certificado como Implementador e Avaliador do modelo MPS Br (2006). Tem experiência profissional de mais de 15 anos na indústria de software, nas áreas de: (i) Melhoria de Processo de software: onde foi responsável por diversos projetos de melhoria de processo de software ou avaliação do processo de software de pequenas empresas (Courart Sistemas, Digisul, SWFactory, B2ML, TRSoluções, Mitah Technologies) Médias empresas (INATEL Competence Center, MXM Sistemas) e grandes empresas (TOTV’s), (ii) Fábrica de Software: onde participou como analista, gerente de projetos ou diretor de fábrica de software que prestaram serviços para diversas empresas como (Devex, Telemar, Oi, Contax, Cemar, CENPRA, Petrobras, entre outras). Apoia e apoiou diversos programas de fomento ao empreendedorismo na universidade como: (i) Programa de Pré Incubação Universitário UNIFEI (2010-2013), Projeto Startup Universitário UNIFEI (2018), Startup Weekend Maker UNIFEI (2018). Atualmente tem atuado em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Melhoria de Processo de Software, Gerência de Projetos, Gerência de Portfólio, Fábrica de Software, Análise de Valor Agregado, Desenvolvimento de Jogos Sérios para ensino de Engenharia de Software.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Graduação em Ciência da Computação (UFLA) 2004, Especialização em Melhoria de Processo de Software (UFLA) 2006, Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação (PESC/COPPE/UFRJ) 2009 e Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (PESC/COPPE/UFRJ) 2014. É ainda PMP pelo PMI desde 2005, é implementador e avaliador adjunto do MPS.Br.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Melhoria de Processo de Software, Engenharia de Software, Gerência de Projetos de Software, Gerência de Portfólio, Medição e Análise, Gamefication, Metodologias de Ensino Ativas.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0659198149444462

Formação Acadêmica

- GRADUAÇÃO
Ciência da Computação
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
- MESTRADO
Engenharia de Sistemas e Computação
Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) / COPPE / UFRJ
- DOUTORADO
Engenharia de Sistemas e Computação
Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) / COPPE / UFRJ

Contatos

Endereço profissional
não informado
Sala
não informado
Telefone/Ramal
(35)3629-1828
Endereço eletrônico
adlerdiniz@unifei.edu.br

SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.unifei.edu.br.sigaa01 vSIGAA 4.09.07_U.124