ricardo shitsuka

- SEÇÃO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Deus em primeiro lugar "Ele é nossa Fortaleza, nosso Refúgio e Esperança". "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria". Meu currículo internacional ORCID está no endereço: http://orcid.org/0000-0003-2630-1541. Credenciado como Professor para o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal de Itajubá. Líder do Grupo de Pesquisas em Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências (MEAC). Temos um amor pela Educação e pela Ciência. Atuamos como editor da revista Research, Society and Development. Como avaliadores de cursos e instituições para o INEP/MEC desde 2006 realizamos mais de 100 (cem) trabalhos. É também avaliador de tecnologias educacionais e mídias para o SEB/MEC. Atuamos como avaliadores do INEP/MEC para cursos e também como avaliadores de tecnologias educacionais. Somos, com muita honra, servidores desta universidade e da sociedade e, é sempre um motivo de alegria e satisfação poder servir ao próximo dentro dos meus limites de atuação na disseminação do saber e no ensino em todos os níveis da educação infantil, passando pela educação básica, seguindo pela educação técnica e tecnológica, passando pela educação superior de graduação e pós graduação. Gostamos de pesquisar na área de ensino e de sua interação com a realidade e prática do mercado de atuação e profissional. Participamos de dezenas de bancas de graduação, especialização, mestrado, doutorado, seleção de pessoal docente, elaboração de questões para concurso público etc. Atuamos da organização de evento como é o caso do SENID 2018 da Universidade de Passo Fundo (Rio Grande do Sul). Atualmente, em 2020 tenho a honra e satisfação de ter cerca de 160 alunos em 4 disciplinas a distância no glorioso ambiente moodle do NEOA da UNIFEI e também sou editor chefe da revista internacional Research Society and Development. Gosto de ensinar e aprender: como diria Paulo Freire "Todos ensinamos e aprendemos sempre". Gosto de ouvir música de todos os tipos (Rock, clássica, samba, gospel, pagode, zumba ou o que for...). Gosto do povo e de todos os povos em exceção, por outro lado detesto: as doenças, infecções e moléstias, mas não e nunca os doentes, infectados ou com problemas uma vez que tenho a esperança de que todos poderão ser tratados e curados e por isso me graduei também na área de saúde.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul (CAPES 6).
Mestre em Engenharia de Materiais e Metalurgia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (CAPES 7).
Pós-Graduado em Tecnologias Educacionais pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP.
Pós-Graduado em Informática em Educação pela UFLA.
Pós-Graduado em Sistemas de Informação pela UFLA.
Pós-Graduado em Redes de Computadores pela UFLA.
Pós-Graduado em e-Business pela Faculdade SENAC.
Pós-Graduado em Design Instrucional para EAD pela UNIFEI.
Pós-Graduado em Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade pela UNIFEI.
Pós-Graduado em Administração Escolar e Inspeção Escolar pela Faculdade Futura.
Pós-Graduado em Educação infantil - series iniciais pela Faculdade Faveni.
Pós-Graduado em Tutoria em EAD pela Faculdade Futura.
Pós-Graduado em Engenharia Industrial pela AOTS.
Pós-Graduado em Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade pela UNIFEI.
Pós-Graduado em Design Instrucional para EAD pela UNIFEI.
Pós-Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Pós-Graduado em Informática em Educação pela UFLA.
Pós-Graduado em Sistemas de Informação pela UFLA.
Pós-Graduado em e-business e comércio eletrônico pela Faculdade SENAC.
Pós-Graduado em Engenharia Industrial pela Association for Overseas Technical Scholarship (AOTS).
Pós-Graduado em Educação pela FAVENI.
Graduado em engenharia metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Graduado Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
Graduado em Licenciatura em Computação pelo Centro Universitário Claretiano.
Graduado em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano.
Técnico eletrônico pelo Instituto Monitor.
Certificado Furukawa
Certificado DCSP
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Ensino de Engenharia.
Ensino de Desenho Aplicado e AutoCAD.
Educação a Distância.
Educação em RTE.
Termodinâmica
Ensino em Ciências
Educação em Ciências
Educação Ambiental
Biologia
Educação Matemática
Popularização da Ciência
Disseminação da Ciência
Gestão do Conhecimento
História da Ciência
Ensino em Engenharia
Ensino em Matemática
Ensino em Tecnologia
Metodologias em Ensino e em Aprendizagem
Educação Superior
Educação Tecnológica
Educação Básica
Educação Infantil
Avaliação Institucional
Avaliação da Aprendizagem
Avaliação Escolar
Avaliação de artigos para periódicos
Avaliação de trabalhos acadêmico em bancas de mestrado, doutorado e seleção de pessoal
Tecnologias de Informação e Comunicação
Educomunicação
Comunicação e Jornalismo
Comunicação Social
Comunicação na Educação
Educação de Jovens e Adultos
Educação Especial
Educação Infantil
Tecnologia Assistiva
Gestão da Educação
Ciência da Informação
Gestão da Informação
Sistemas de Informação
Estratégias
Siderúrgia
Metalurgia
Não ferrosos
Transformação mecânica
Tratamentos mecano térmicos de metais
Corrosão
Políticas Públicas na Educação
Artigos publicados 2018:
1. SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D. M. . Formação de tutores para atuar na disciplina de libras em cursos de graduação a distância: um estudo de caso (Qualis B1 em Ensino). PAIDÉI@ (SANTOS), v. 10, p. 1-24, 2018.
2. GOUVEA, E. P. ; ODAGIMA, Andrea M. ; SHITSUKA, D. M. ; SHITSUKA, R. ; BOGHI, C. . Gestão democrática e participativa na educação superior tecnológica: um estudo utilizando a metodologia da pesquisa-ação (Qualis B4 no Ensino). RAFE - Revista Acadêmica da Faculdade Fernão Dias, v. 5, p. 1-15, 2018.
3. BOGHI, C. ; SHITSUKA, D. M. ; Shitsuka, Ricardo . Metodologias ativas: um estudo de caso do fenômeno aprender. EDUCAÇÃO & LINGUAGEM (ONLINE), v. 20, p. 143, 2018.
4. SILVA, M. S. F. ; FONSECA, G. F. ; BRITO, M. L. A. ; SHITSUKA, R. ; SHITSUKA, D. M. . As crianças com deficiência na educação infantil : concepções e práticas pedagógicas (Qualis B1 em Ensino e B1 em Educação). CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE), v. 13, p. 297-313, 2018.
5. SHITSUKA, R.; PEREIRA, A. S. ; SHITSUKA, D. M. . Um estudo de charges da web associando o carnaval e críticas sociais no Brasil (Qualis B1 no Ensino). Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 4, p. 357-368, 2018.
6. OLIVEIRA, J. P. M. ; SILVA, W. C. C. ; FONSECA, J. G. ; SHITSUKA, R. . Educação ambiental: representações sociais sobre queimadas estudadas por meio de charges em websites. RAFE - Revista Acadêmica da Faculdade Fernão Dias, v. 5, p. 1-18, 2018.
7. BOGHI, C. ; SHITSUKA, R. ; SHITSUKA, D. M. ; BITTENCOURT, E. E. . O uso de games no ensino fundamental I: um estudo de caso. RAFE - Revista Acadêmica da Faculdade Fernão Dias, v. 5, p. 1-15, 2018.
8. FOBSECA, F. M. M. ; FONSECA, G. F. ; BRITO, M. L. A. ; SHITSUKA, R. . As disciplinas de história da educação nas instituições de ensino superior brasileiras... (Qualis B2). REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, v. 5, p. 33-42, 2018.
9. GOUVEA, E. P. ; ODAGIMA, Andrea M. ; SHITSUKA, D. M. ; SHITSUKA, R. . Ensino de programação no curso de engenharia civil por meio da utilização do método ADDIE. RAFE - Revista Acadêmica da Faculdade Fernão Dias, v. 5, p. 1-13, 2018.
10. TORRES, D. B. R. G. ; SHITSUKA, R. ; SHITSUKA, D. M. . Estudo de caso de limites no emprego de computação na educação básica (Qualis B2 no Ensino). Research, Society and Development, v. 8, p. 1-13, 2018.
11. SHITSUKA, D. M. ; TORRES, D. B. R. G. ; SILVA, P. C. D. ; SHITSUKA, R. . Caminhoneiros e o senso comum na sociedade brasileira. Research Society and Development, v. 8, p. 1-13, 2018.
12. FONSECA, J. G. ; OLIVEIRA, J. P. M. ; SILVA, W. C. C. ; SHITSUKA, R. . O ensino sobre queimadas em uma escola rural no interior mineiro: um estudo de caso (Qualis B2). Research, Society and Development, v. 7, p. 1-13, 2018.
13. SILVA, W. C. C. ; OLIVEIRA, J. P. M. ; FONSECA, J. G. ; SHITSUKA, R. . Queimadas e prevenção: a preocupação da sociedade levantada em websites. Research, Society and Development, v. 7, p. 1-11, 2018.
14.
14. BOGHI, C. ; SHITSUKA, D. M. ; SHITSUKA, R. ; FARIA, M. M. . A case study on facilitation of school performance supported by anti-depression therapy. ESPACIOS (CARACAS), v. 30, p. 1-10, 2018.
15. SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D. M. ; BRITO, M. L. A. . STRATEGIES FOR ACTIVE CONSTRUCTION OF SOCIAL KNOWLEDGE IN A FORUM OF A POST GRADUATION COURSE IN DISTANCE LEARNING MODALITY. Revista de Casos e Consultoria, v. 9, p. 1-22, 2018.
16. SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D. M. ; BOGHI, C. . Uma Pesquisa-ação em Ensino de História em um Curso de Pedagogia na Modalidade a Distância. Revista Aprendizagem em EAD, v. 7, p. 1-18, 2018.
17. BOGHI, C. ; SCHIMIGUEL, J. ; SHITSUKA, R. ; SHITSUKA, D. M. . Working on evason in a distance learning in a virtual environment. Revista de Casos e Consultoria, v. 7, p. 1-17, 2018.
18. SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D. M. ; BOGHI, C. . Elderly in Brazil: a study of social representations through web cartoons. Revista de Casos e Consultoria, v. 9, p. 1-17, 2018.
19. SHITSUKA, D. M. ; SHITSUKA, R. ; BOGHI, C. . CASE STUDY OVERCOMING READING DIFFICULTIES AND WRITING IN STUDENT, THROUGH THE SUPPORT OF MENTORING ON A COURSE OF POSTGRADUATE 'LATO SENSU' DISTANCELEARNING. Revista de Casos e Consultoria, v. 9, p. 1-22, 2018.
20. SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D. M. . STRATEGIES FOR ACTIVE CONSTRUCTION OF SOCIAL KNOWLEDGE IN A FORUM OF A POST GRADUATION COURSE IN DISTANCE LEARNING MODALITY. Revista de Casos e Consultoria, v. 9, p. 1-22, 2018.

LIVROS DE 2018:
1. JUNIOR, D. M. P. ; SHITSUKA, D. M. ; SHITSUKA, R. ; COSTA, W. L. . Tecnologia siderúrgica. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2018.
2. SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D. M. ; SHITSUKA, C. D. W. M. ; RISEMBERG, R. I. C. S. . Matemática Aplicada à Linguagem de Programação C++ e Planilhas Eletrônicas. 1. ed. São Paulo: Erica/Saraiva, 2018.
3. LACERDA, D. L. ; SHITSUKA, R. ; SHITSUKA, D. M. Caminhos Drummondianos. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2018.
4. (Prelo) LACERDA, D. L. ; SHITSUKA, R. ; SHITSUKA, D. M. Carlito a Carlos Drummond de Andrade. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2018.
5. (Prelo) PARREIRA, F. J.; PEREIRA, A. S.; SHITSUKA, D. M.; SHITSUKA, R. Metodologia científica. Santa Maria/RS: Editora da UFSM, 2018.


Projetos de Extensão:
2018 - Atual
CONHECENDO A ENERGIA NAS CIÊNCIAS
Descrição: O projeto é desenvolvido em escolas públicas de Ensino Fundamental II da região de Itabira. Por meio do projeto levaremos algumas experiências envolvendo energia e eletricidade para os alunos das escolas estaduais e municipais da região..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ricardo Shitsuka - Coordenador / Dorlivete Moreira Shitsuka - Integrante / Antonio Rubens de Castro Almeida - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Itajubá - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 2
2017 - 2017
Feira de Ciências na Educação Básica
Descrição: Apoio e orientação para realização de Feiras de ciências na Educação Básica. Foi selecionado a Escola Estadual Emídio de Sales no Município de Itambé do Mato de Dentro e no mês de outubro de 2017 foi realizado o trabalho a partir dos contatos com a profa. Andrea Constância Bittencourt. Durante o mês, desde o dia 02 foram feitas visitas à escola e orientação para os alunos do EF II e EM. A feira ocorreu no dia 27/10 e houve o encerramento oficial..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) .
Integrantes: Ricardo Shitsuka - Coordenador / Dorlivete Moreira Shitsuka - Integrante / Antonio Rubens de Castro Almeida - Integrante.
2017 - Atual
Palestras e Oficinas de Produção Docente
Descrição: Oficinas e, Palestras para Professores da Educação Básica relacionadas à importância, como realizar a produção docente e como registrá-la. Acredita-se que por meio de palestras e oficinas voltadas para a produção docente se incentive o professor a produzir e não somente ?dar aulas?. Produzir é um meio de externalizar o que temos de melhor, é uma forma de deixar um legado para a sociedade e de servir de incentivo a outros professores e candidatos a professores em relação ao caminho a ser trilhado e desta forma, pode-se desenvolver um processo contínuo de melhoria do saber nos professores beneficiando a sociedade. O objetivo do presente trabalho é realizar palestras e oficinas de produção de artigos científicos, vídeos e produção técnica em geral. Considera-se de modo semelhante as pesquisadoras Ludke e Andre (2013) que todo professor é um pesquisador nas suas condições de ensino e no seu ambiente de trabalho. O incentivo desenvolve condições favoráveis para que ocorra a produção pelos docentes. A prática vem por meio de oficinas de curta duração (10h) e em casos de necessidade há a possibilidade de consultoria para trabalhos de duração mais longa respeitadas a legislação e as exigências institucionais da Unifei e dos órgãos públicos.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) .
Integrantes: Ricardo Shitsuka - Coordenador / Dorlivete Moreira Shitsuka - Integrante / Erika de Regina Chambriard - Integrante / Janaína Gabriela da Fonseca - Integrante / Amanda Siqueira Silva - Integrante / Antonio Rubens de Castro Almeida - Integrante.
2017 - Atual
Produção de Material Didático de Web sobre Carlos Drummond para o sexto ano do Ensino Fundamental
Descrição: A educação formal das escolas pode ser apoiada pela informal que ocorre em outros ambientes de modo que ambas apoiem a melhoria do ensino e aprendizagem. Atualmente, devido ao avanço nos recursos de Internet, Web e Redes Sociais, torna-se possível o trabalho com material didático por meio da Tecnologia de Informação e Comunicação. Estudos (Oliveira, 2011, Canabarro e Basso, 2013, Nishida e Capuchino, 2016, Agência Brasil, 2017) indicam que a grande maioria dos jovens que têm acesso a celulares e redes sociais. Este fato nos instiga a buscar usar esses recursos para trabalhar o letramento tanto no idioma português, quanto o digital incentivando o uso das ferramentas de Web dentro das melhores práticas existentes, da cidadania e formação de jovens mais preparados para enfrentar os tempos atuais e futuros e um dos caminhos é para se lograr êxito apoiando a educação escolar com é um gênero literário caracterizado pela composição em versos. Dentre os poetas brasileiros, Carlos Drummond de Andrade (CDA) (Itabira, 31 de outubro de 1902 ? Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) é considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Sua literatura pode ajudar crianças, jovens e adultos a melhorar sua leitura, porém nem sempre as pessoas entendem a escrita de Drummond que possui suas particularidades. A produção de material didático para Educação Básica que ajude a leitura e letramento em relação à leitura de mundo por meio da poesia. Além disso, no caso dos trabalhos envolvendo o ilustre poeta, pode-se reforçar a cultura e a formação de pessoas melhor preparadas para o trabalho em grupo em sociedade. O objetivo do presente projeto é produzir um material didático de Web da educação não formal e testá-lo junto à comunidade de estudantes do Ensino Fundamental II. A pesquisa e produção de material Web está contida num projeto maior voltado para a produção de material didático de várias mídias e literatura para as modalidades educacionais: Educação Infantil, Educação Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação a Distância e outras visando melhor o letramento e em última análise contribuindo de alguma forma para a melhoria na educação inicialmente local, num segundo momento nacional e futuramente em nível latino americano e mundial. Na realização da atividade, o coordenador é o prof. Dr. Ricardo Shitsuka (da UNIFEI) e serão envolvidos pesquisadores do campus Itabira e outros externos: pesquisador da Fundação CDA (profa. Maria das Graças Lage Lacerda, ou como é conhecida, a nossa estimada ?Dadá Lage Lacerda?, estudiosa do grande poeta mineiro CDA), professora da Educação Básica da Rede Municipal de Itabira (profa. Dorlivete Moreira Shitsuka) e vários técnico-administrativos e estudantes. Além disso serão envolvidos, técnico-administrativo (Antônio Rubens de Castro) e alunos da UNIFEI (Erica de Regina Chambriard) e/ou da Funcesi (em definição). Será realizada uma pesquisa sobre CDA e sobre a aplicação em material didático para um determinado ano da Educação Básica. Na fase inicial pretende-se utilizar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) por meio das redes sociais. Pretende-se que os alunos do Ensino Fundamental que pode se iniciar ou com o sexto ano podendo se estender ao nono ano caso haja aderência por parte das escolas e da sociedade por meio de possíveis parceiros interessados na melhoria da educação Itabirana e posteriormente nacional e/ou mundial. Haverá duas vertentes: as entrevistas de alunos e professores realizada pela equipe do projeto. Estas entrevistas de no máximo 1 (um minuto) cada e serão gravadas em vídeo, ?penduradas? no Youtube e postadas na Rede Social ?Facebook?. Outra vertente é a dos vídeos produzidos pelos próprios alunos que poderá contar com apoio e expertise da equipe do projeto. A pesquisa exploratória associada e complementada pela pesquisa-ação participativa (para resolução dos.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ricardo Shitsuka - Coordenador / Dorlivete Moreira Shitsuka - Integrante / Maria das Graças Lage Lacerda - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Itajubá - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
Produção de Material Didático sobre Carlos Drummond para Educação Básica
Descrição: A poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos. Dentre os poetas brasileiros, Carlos Drummond de Andrade (CDA) (Itabira, 31 de outubro de 1902 ? Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) é considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Sua literatura pode ajudar crianças, jovens e adultos a melhorar sua leitura, porém nem sempre as pessoas entendem a escrita de Drummond que possui suas particularidades. A produção de material didático para Educação Básica que ajude a leitura e letramento em relação à leitura de mundo por meio da poesia. O objetivo do presente projeto é produzir um material didático para a educação básica. A pesquisa e produção de material está contida num projeto maior voltado para a produção de material didático e literatura para as modalidades educacionais: Educação Infantil, Educação Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação a Distância e outras. Na realização da atividade, o coordenador é o prof. Dr. Ricardo Shitsuka (da UNIFEI) e serão envolvidos pesquisadores do campus Itabira e outros externos: pesquisador da Fundação CDA (profa. Dadá Lage Lacerda), professora da Educação Básica da Rede Municipal de Itabira (profa. Dorlivete Moreira Shitsuka) e vários técnico-administrativos e estudantes. Além disso serão envolvidos, técnico-administrativo (Antônio Rubens de Castro) e alunos da UNIFEI (Erica de Regina Chambriard) e/ou da Funcesi (em definição). Será realizada uma pesquisa sobre CDA e sobre a aplicação em material didático para um determinado ano da Educação Básica. Qualquer material didático tem que passar por aprovação pelos responsáveis da família Drummond e haverá a busca por parceiros de empresas e organizações para a continuidade do projeto para outros anos da educação básica e outras modalidades educacionais. A da pesquisa exploratória associada a metodologia da pesquisa-ação associada a pesquisa etnográfica e as técnicas envolverão a pesquisa documental de fonte indireta, entrevistas, análise do discurso e o emprego de técnicas do Design Instrucional. O coordenador, professor Dr. Ricardo Shitsuka é Doutor em Ensino, possui mais de 10 livros já publicados e outros no prelo. É também editor da revista Research, Society and Development que é Qualis B2 no Ensino e é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da UNIFEI em Itajubá. Em 2018, o registro do projeto foi: Processo: 23499.000737/2018-19.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Projetos de pesquisa:
2017 - Atual
Emprego de Metodologias de Ensino e de Aprendizagem em Ciências
Descrição: O ensino de ciências possibilita ao aprendiz o letramento ou seja, uma visão de mundo. Essa leitura pode ser útil na alfabetização, no aprendizado técnico e tecnológico e na Educação Superior. O ensino pode ser realizado em todas modalidades educacionais: Ensino Superior, Ensino Técnico e Tecnológico, Ensino Médio, Educação Básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, EJA, Educação Formal, Educação Não-Formal e Educação Informal e em todos os níveis educacionais. Hipótese: O emprego de metodologias de ensino e de aprendizagem podem facilitar o aprendizado de Ciências Problema: Existe alguma forma de trabalhar os processos de ensino e de aprendizagem que seja facilitadora no aprendizado em Ciências? Objetivo: verificar se alguma metodologia de ensino e de aprendizagem é efetiva em uma turma que estuda ciências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) .
Integrantes: Ricardo Shitsuka - Coordenador / Dorlivete Moreira Shitsuka - Integrante / Vinicius Souza Nascimento - Integrante / Erika de Regina Chambriard - Integrante / Janaína Gabriela da Fonseca - Integrante / Bruna de Lima Furtado - Integrante / Antonio Rubens de Castro Almeida - Integrante.
2016 - Atual
"Role playing game de mesa na Educação Física: o chamado para uma aventura diferente"

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jaqueline Costa Castilho Moreira em 25/03/2018.
Descrição: Trata-se de projeto em continuidade que tem como foco o RPG de Mesa, um jogo virtual ou de representação; interdisciplinar; ativo, por envolver práticas expressivas, danças e lutas com equipamentos adequados as escolas. Nessa versão, o principal enfoque são as capacidades físicas e habilidades e competências informacionais e sociais, inclusive de mediação e arbitragem de conflitos. O projeto já teve um piloto em 2016, que se encontra como capítulo de um ebook sobre jogos virtuais nas escolas, que está aguardando ISSN. Foi implantado em 2017 e essa versão será sua prorrogação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Metodologias de Ensino e Aprendizagem em Ciências
Descrição: Trata-se de um Projeto "Guarda Chuva" embaixo do qual se penduram diversos outros projetos de ensino em Biologia, EAD, Química, Matemática, Física etc..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Ricardo Shitsuka - Coordenador / Dorlivete Moreira Shitsuka - Integrante / HELIO ROSETTI JUNIOR - Integrante / PRISCILLA C. D. SILVA - Integrante / Gustavo Rodrigues de Morais - Integrante / Clinton André Merlo - Integrante.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6004113212348964

Formação Acadêmica

- DOUTORADO
Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul
Universidade Cruzeiro do Sul
- MESTRADO
MESTRE EM ENGENHARIA DE METALURGIA E MATERIAIS
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
- ESPECIALIZAÇÃO
POS-GRADUADO ESPECIALISTA "LATO SENSU" EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Universidade Federal de Lavras
- ESPECIALIZAÇÃO
POS-GRADUADO ESPECIALISTA "LATO SENSU" EM INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO
Universidade Federal de Lavras
- ESPECIALIZAÇÃO
Pós-Graduado Especialista "Lato sensu" em Redes de Computadores
Universidade Federal de Lavras
- GRADUAÇÃO
Licenciado em Computação
Centro Universitário Claretiano
- GRADUAÇÃO
Engenheiro Metalurgista
Escola Politécnica da Unversidade de São Paulo
- GRADUAÇÃO
Cirurgião Dentista
Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
- GRADUAÇÃO
Licenciado em Pedagogia
Claretiano - Centro Universitário Claretiano
- ESPECIALIZAÇÃO
Pós-Graduado Especialista "Lato Sensu" em Educação
Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI
- ESPECIALIZAÇÃO
Pós-Graduado Especialista "Lato Sensu" em Administração Escolar e Inspeção Escolar
Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI
- ESPECIALIZAÇÃO
Pós-Graduação Especialização em Tutoria em Educação a Distância
Faculdade Futura

SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.unifei.edu.br.sigaa09 vSIGAA 4.09.07_U.124