Projeto Pedagógico do Curso

Devido ao processo de expansão global da informatização de dados, serviços e de consumo, o cientista da computação dispõe de diversas frentes de trabalho como, por exemplo, em empresas que produzem computadores e/ou softwares ou em empresas que façam uso dos recursos da informática em pequena, média ou larga escala. Existe a possibilidade de atuação até mesmo nas universidades inseridos como docentes na formação de novos profissionais, além das indústrias de processos, grupos financeiros e centros de pesquisa e de desenvolvimento.

Além disso, os cientistas da computação podem atuar nos campos da informática, de sistemas computacionais e de sistemas de informação, sistemas embarcados, telecomunicação e redes, infraestrutura de TI, centros de dados, computação de alto desempenho, inteligência artificial entre outros.


Quanto ao mercado de atuação que os cientistas da computação podem atuar regionalmente, cabe ressaltar que o Campus Itabira possui uma localização privilegiada tendo em um raio de 136 km unidades de nove das principais indústrias com sede em Minas Gerais, segundo o Ranking Mercado Comum de Empresas Mineiras, conforme pode ser observado na Tabela 2. Em todas essas empresas existe uma grande demanda por mão de obra especializada em serviços que podem ser prestados por profissionais da área. Portanto, a formação dos cientistas da computação apresentará um impacto positivo com o aprimoramento desta mão de obra. Por outro lado, este fato também auxilia a qualificação da formação dos discentes no Campus Itabira, pois facilita a execução de estágios e desenvolvimento de trabalhos de conclusão de cursos.

O curso visa preparar profissionais qualificados para atuarem nas áreas pertinentes à Computação com competências e habilidades condizentes à sua atuação profissional, a saber:

- Domínio de conhecimentos técnicos em software: a formação do Cientista da Computação é fundamentada em sólidos conhecimentos tanto de áreas específicas como de áreas correlatas. Ela também deve ser permeada pela ideia de auto aprendizado e atualização contínua e gradual de conhecimentos técnicos e científicos, de forma a desenvolver uma postura de constante busca da atualização profissional.


 - Habilidade na resolução de problemas: o egresso do curso de Ciência da Computação tem uma sólida experiência na identificação, formulação e resolução de problemas de software em uma variada gama de circunstâncias. Deve saber desenvolver e/ou utilizar metodologias e técnicas relevantes para planejar, projetar e analisar sistemas, produtos e processos, que envolvam as áreas de Computação, principalmente o  desenvolvimento de software.

- Facilidade de interação e comunicação: o Cientista da Computação deve ser um profissional altamente qualificado para atuar em equipe, com outros profissionais da área de computação e de outras áreas. Para isso, é imprescindível que esse profissional tenha facilidade para interagir com as pessoas e para se comunicar adequadamente. 

- Competência para participar e gerenciar projetos: o profissional deve possuir a capacidade para coordenar, supervisionar e gerenciar projetos e serviços de computação como, por exemplo, a operação e a manutenção de sistemas associados à software.

- Atitude de responsabilidade: o Cientista da Computação deve atuar de maneira crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística ciente das suas responsabilidades profissionais e sociais.

- Desenvolvimento do autoaperfeiçoamento: o egresso do curso de Ciência da Computação deve estar em permanente busca de atualização técnica e profissional. Portanto, é necessário que o Cientista da Computação desenvolva, durante a sua formação acadêmica, habilidades para a pesquisa e autoaprendizagem.

Buscando o desenvolvimento do discente a fim de se atingir o perfil de egresso idealizado para o curso, busca-se adotar diferentes metodologias no desenvolvimento das atividades acadêmicas, sejam elas em disciplinas ou projetos, tendo como parâmetro para a escolha a aptidão do professor, o conteúdo a ser ministrado, o espaço físico e o tempo disponível, bem como o perfil dos discentes para os quais a metodologia será aplicada.

No Projeto Pedagógico do curso estão descritas as principais diretrizes visadas do curso, sem, contudo cercear os docentes quanto a inclusão de novas metodologias que visem o desenvolvimento do discente enquanto futuros Cientistas da Computação e cidadãos.

Nenhum conteúdo disponível até o momento Baixar Arquivo
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa07.unifei.edu.br.sigaa07