Apresentação

 INTRODUÇÃO

A proposta é de um curso de Engenharia de Materiais com formação tradicional e sólida nos fundamentos básicos, mas diferenciada e inovadora na finalização do curso e nas metodologias aplicadas. Ciência e Engenharia de Materiais são indissociáveis. O núcleo básico é focado na sólida formação em matemática, física e química, além de incorporar componentes curriculares voltados a comunicação e expressão, economia, administração, ciências sociais e cidadania. Desde o primeiro ano do curso, o aluno tem contato com componentes curriculares específicos da área de materiais, que fazem parte dos núcleos profissionalizante e específico; como exemplos podem ser citados os componentes obrigatórios EMTI2202 (Introdução à Engenharia de Materiais), que faz parte do 1º período, e EMTI2207 (Ciências e Tecnologia dos Materiais I) e EMTI2209 (Ciências e Tecnologia dos Materiais II), que constam no 3º período e 4º período da estrutura curricular, respectivamente. A partir do início do quarto período, intensifica-se a carga horária de disciplinas do ciclo profissionalizante e específico. Para se formar o aluno deve realizar obrigatoriamente o Estágio Supervisionado, que possibilitará ao mesmo uma vivência no setor industrial, aplicando os conhecimentos adquiridos durante o curso de forma prática. Além disso, o discente pode cursar disciplinas optativas e eletivas concomitantemente com o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que constitui atividade acadêmica de sistematização de conhecimentos. Ao longo do curso, o aluno deverá também desenvolver atividades complementares e de extensão, como previsto pelas diretrizes curriculares.

A busca por novos materiais e novos processamentos é crescente, em consequência da contínua evolução tecnológica e da humanidade, que tem inclusive a crescente conscientização ambiental como um dos pilares dessa transformação. Dessa forma, é fundamental a formação de profissionais capacitados para atuação na área de Ciência e Engenharia de Materiais. Em um contexto regional, verificou-se uma carência de cursos de graduação em Engenharia de Materiais no estado de Minas Gerais e durante a implantação da UNIFEI Campus Itabira definiu-se que a criação deste curso de graduação iria de encontro com a demanda de profissionais qualificados nessa área. Além disso, a própria UNIFEI já demonstrava experiência para implementar o curso uma vez que desde 2001 iniciou um programa de pós-graduação na área de Ciência dos Materiais, com o curso de Mestrado em Materiais para Engenharia, no Campus de Itajubá.

A implementação do curso de Engenharia de Materiais em Itabira também se justifica pela importância econômica dessa cidade no estado de Minas Gerais. De acordo com o Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2019, Itabira possui o vigésimo primeiro maior Produto Interno Bruto do Estado de Minas Gerais e tem uma população estimada em 121.717 habitantes. A cidade faz divisa com João Monlevade, Santa Maria de Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo, e todas essas cidades estão em um raio de cerca de 35 Km de distância da UNIFEI-Itabira. Sob essa ótica, além de buscar atender às necessidades socioeconômicas desta região, o curso de Engenharia de Materiais visa atrair estudantes de diversas regiões do Brasil, mas, sobretudo dessas cidades limítrofes.

 

  1. Perfil do Curso

 

A área de Ciência e Engenharia de Materiais está associada com a geração e aplicação de conhecimentos que relacionem composição, estrutura e processamento de materiais às propriedades e aplicações dos mesmos, sendo que essas inter-relações compõem as atividades centrais dessa área de conhecimento. Portanto, envolve uma grande interdisciplinaridade das áreas básicas de Química, Física e Matemática com o estudo do processamento e da caracterização de materiais poliméricos, metálicos, cerâmicos e compósitos.

            Além do enfoque nos processos de transformação da matéria e suas correlações com estrutura e propriedades, o engenheiro de materiais também deverá estar apto a desempenhar atividades de seleção de materiais em projetos multidisciplinares, além de possuir noções de administração, economia e controle de qualidade, habilidades estas necessárias para uma melhor atuação como engenheiro no atual mercado de trabalho.

O curso de Engenharia de Materiais da UNIFEI – Itabira tem o seguinte perfil característico:

✓   Nome: Engenharia de Materiais;

✓   Regime letivo: semestral;

✓   Duração mínima recomendada: 10 semestres (5 anos);

✓   Tempo de integralização: mínimo de 5 anos e máximo 9 anos;

✓   Tempo máximo permitido para trancamento do curso: 2 anos;

✓   Número total de vagas ao ano: 50;

✓   Número de turma por ano de ingresso: 1;

✓   Turno: integral;

✓   Ato de criação: 5ª Resolução do Conselho Universitário da UNIFEI, de 12/05/2008;

✓   Grau conferido: Engenheiro de Materiais (Bacharel);

✓   Modalidade: presencial;

✓   Local de oferta: Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira – MG;

✓   Forma de ingresso: estabelecido anualmente em Edital de Processo Seletivo, conforme normas e procedimentos recomendados pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) do MEC;

✓   Coordenador do curso: Prof. Dr. Erik dos Santos Silva;

✓   Carga horária total: 3744 horas.

 

2. Objetivo Geral

 

A implantação de um Campus da UNIFEI em Itabira tem como proposta constituir uma universidade inovadora e tecnológica, cujas propostas de ensino e extensão possam atender às demandas de mercado e contribuir com o desenvolvimento local e regional.  Desta forma, o curso de Engenharia de Materiais tem como objetivo formar Engenheiros de Materiais generalistas, ou seja, sem exigência de ênfase, mas com sólida formação básica, capacitado a desenvolver atividades na área de materiais nos seus diversos setores de atuação, com um perfil empreendedor e com capacidade para desenvolver novas tecnologias ao longo de sua vida profissional, atuando como construtor e multiplicador do conhecimento, sendo proativo e ético na sociedade e nela intervindo com senso de responsabilidade socioambiental.


3. Objetivos Específicos

           

O curso de Engenharia de Materiais deve agregar ao seu profissional conhecimentos necessários para que o mesmo esteja apto para exercer a sua profissão com as seguintes competências e habilidades, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia:

 

          I.  Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à

engenharia;

         II.  Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

       III.  Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;

      IV.  Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;

        V.  Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;

      VI.  Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;

     VII.  Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;

    VIII.  Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;

      IX.  Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

        X.  Atuar em equipes multidisciplinares;

      XI.  Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;

     XII.  Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;

    XIII.  Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;

   XIV.  Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.


Curso Engenharia de Materiais

Universidade Federal de Itajubá - Unifei Campus de Itabira.

Endereço: R. Irmã Ivone Drumond, 200 - Distrito Industrial II - Itabira - MG CEP: 35903-087

Telefone do campus: (31) 3839-0800

emt.itabira@unifei.edu.br

Coordenação do Programa: ERIK DOS SANTOS SILVA

Telefone/Ramal:

E-mail: emt.itabira@unifei.edu.br

Título do Profissional: Bacharel em Engenharia de Materiais Área de Conhecimento CNPQ: Engenharias Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: https://sigaa.unifei.edu.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=43969917&lc=pt_BR
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 05/02/2024 - 07/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 11/03/2024 · Início do período letivo 2024.1.
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.unifei.edu.br.sigaa01