Notícias > Selo de Qualidade CREA

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi agraciada com o Selo de Qualidade do Colégio de Instituições de Ensino (CIE) do Crea-Minas, criado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais e que tem como objetivo avaliar a qualidade dos cursos de Engenharia ofertados pelas universidades.

 A primeira entrega deste certificado ocorreu, durante a realização da quarta edição da Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas (Feicintec), em Belo Horizonte – MG. Na ocasião, 11 cursos da área tecnológica, ofertados por instituições de ensino mineiras, receberam o selo do Crea.

 O Selo de Qualidade foi entregue pelo engenheiro civil Jobson Andrade, Presidente do Crea-Minas, ao Curso de Engenharia de Produção da Unifei. Participaram da solenidade os professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor da Universidade; José Arnaldo Barra Montevechi, diretor do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), e José Leonardo Noronha, coordenador do curso de Engenharia de Produção, do Campus de Itajubá.

 Segundo o professor José Arnaldo, a cerimônia de entrega do Selo de Qualidade do Crea-Minas foi uma iniciativa pioneira da entidade no Brasil. “O selo de qualidade foi conferido devido à organização pedagógica e às instalações físicas do curso de Engenharia de Produção da Unifei, do campus de Itajubá, e o fato de ele ter sido o escolhido é, sem dúvidas, uma honra muito grande para a Universidade”, afirmou ele.

 O professor José Leonardo disse que “o Selo de Qualidade é o reconhecimento da qualidade do curso de graduação de Engenharia de Produção”. Segundo ele, foram avaliados o projeto pedagógico, a estrutura curricular, a qualificação dos professores, a infraestrutura e o desempenho dos alunos da Unifei. “Agradecemos professores, funcionários e alunos da Unifei que participam, direta e indiretamente, nesse processo de melhoria do nosso curso”, disse o coordenador do curso.

 Em material veiculado pela assessoria de imprensa do Crea-Minas, o coordenador do Colégio de Instituições de Ensino da Regional Triângulo e do GT do Selo de Qualidade do Crea-MG, engenheiro mecânico Renan Billa, explicou que foi avaliado apenas um curso de cada uma das regionais do Crea no estado, por se tratar de um projeto piloto.

 Como critério de escolha, foi considerado o maior conceito dos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e como critério de desempate, o maior tempo de registro no Crea-Minas para definir qual curso seria visitado. A nota final obtida pelo curso candidato foi calculada com base na média aritmética simples entre a nota da visita in loco, realizada pelos conselheiros do Crea-Minas, e a valoração do conceito Enade/2014.

 No release divulgado, o assessor da presidência do Crea-MG, engenheiro civil José Nonato, explicou que a intenção deste projeto piloto foi analisar o modelo de avaliação dos cursos, identificar eventuais inconsistências e agregar novas ideias. De acordo com ele, a previsão é de que, no próximo ano, um novo edital seja aberto para que todas as instituições de Minas Gerais possam inscrever os seus cursos para receber o selo.

 No mesmo material, o engenheiro Renan Billa disse que o Selo de Qualidade foi criado com o objetivo de avaliar as instituições de ensino de forma a resguardar a formação de qualidade e ética dos profissionais da área tecnológica, atendendo as necessidades do mercado. Ele também explicou que a criação do selo possibilita a integração com as instituições de ensino superior na gestão educacional e propicia uma avaliação conjunta do projeto pedagógico do curso e a sua pertinência com a realidade das profissões na área tecnológica.

 Mais informações sobre o Selo de Qualidade do Colégio de Instituições de Ensino (CIE) do Crea-Minas podem ser obtidas em: http://www.crea-mg.org.br/orgaos-consultivos/colegio-de-instituicoes-de-.... Confira, na sequência, a relação completa dos cursos agraciados com o certificado: http://www.crea-mg.org.br/publicacoes/Pages/Crea-Minas-entrega-Selo-de-Q...

 

 

https://www.unifei.edu.br/noticia/unifei_recebe_selo_de_qualidade_do_crea_minas_para_instituiÇÕES de_ensino


Notícia cadastrada em 31/03/2017 10:22  

Baixar arquivo
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.unifei.edu.br.sigaa10